Pesquisas da pós-graduação brasileira: diálogos com a avaliação institucional na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11471

Palavras-chave:

Avaliação Institucional. Educação Infantil. Pesquisa.

Resumo

Este texto problematiza a avaliação institucional na educação infantil diante dos desafios e possibilidades que a compõem e busca analisar essa ação avaliativa por diferentes perspectivas, articulando-a ao direito das crianças a uma educação de qualidade. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos que concebem a formação humana constituída no contexto social de interação entre os sujeitos e seus enunciados, o estudo se propõe a dialogar com ideias que circulam em produções acadêmicas brasileiras. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório com produção de dados decorrente de levantamento bibliográfico de teses e dissertações defendidas no período de 2014 a 2017 e disponíveis no site da Capes. As análises indicam a necessidade de compreensão da avaliação institucional como evento complexo, enfatizando seu caráter coletivo, sua dimensão política e ainda sua interlocução com processos de formação inicial e continuada e seus impactos e repercussões no trabalho pedagógico na educação infantil. 

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Biografia do Autor

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda na Universidade Federal do Espírito Santo. Pedagoga na rede Municipal de Ensino de Vitória. Professora da Faculdade Estácio de Sá em Vila Velha. Espírito Santo – ES – Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7723-6490

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora vinculada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.
Espírito Santo – ES – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5027-1306

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; CÔCO, Valdete. Pesquisas da pós-graduação brasileira: diálogos com a avaliação institucional na educação infantil. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 91–100, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11471. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11471. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas