Pesquisas da pós-graduação brasileira: diálogos com a avaliação institucional na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11471Palavras-chave:
Avaliação Institucional. Educação Infantil. Pesquisa.Resumo
Este texto problematiza a avaliação institucional na educação infantil diante dos desafios e possibilidades que a compõem e busca analisar essa ação avaliativa por diferentes perspectivas, articulando-a ao direito das crianças a uma educação de qualidade. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos que concebem a formação humana constituída no contexto social de interação entre os sujeitos e seus enunciados, o estudo se propõe a dialogar com ideias que circulam em produções acadêmicas brasileiras. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório com produção de dados decorrente de levantamento bibliográfico de teses e dissertações defendidas no período de 2014 a 2017 e disponíveis no site da Capes. As análises indicam a necessidade de compreensão da avaliação institucional como evento complexo, enfatizando seu caráter coletivo, sua dimensão política e ainda sua interlocução com processos de formação inicial e continuada e seus impactos e repercussões no trabalho pedagógico na educação infantil.
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