A coordenação pedagógica nos colégios públicos do estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13466

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Colégio Público, Estado do Paraná.

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com 78 Coordenadores Pedagógicos de diversos colégios estaduais da cidade de Curitiba. A investigação teve como problema de pesquisa a seguinte indagação: Quais são as dificuldades que o Coordenador Pedagógico mais enfrenta no cotidiano escolar e como esse profissional da educação procura resolvê-las a partir do seu trabalho no colégio? Para responder tais indagações este artigo tem o objetivo de identificar e analisar as dificuldades que os Coordenadores Pedagógicos enfrentam no cotidiano escolar. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo com o auxílio do software Atlas Ti. A análise de dados permitiu identificar que as dificuldades mais frequentes enfrentadas pelos Coordenadores Pedagógicos nos colégios públicos do Estado do Paraná são: as adequações curriculares; a formação continuada dos professores; o processo de aprendizagem dos alunos e o conselho de classe.

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Biografia do Autor

Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente, Mediação Pedagógica e Coordenação Pedagógica. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis e modalidades de Educação e Ensino, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná.

Cristhyane Ramos Haddad, Universidade Positivo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2011) e Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016). Pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba, professora pedagoga do Governo do Estado do Paraná. Professora da Universidade Positivo no curso de Graduação em Pedagogia na modalidade presencial e semipresencial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Alfabetização, Organização do Trabalho Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Planejamento Escolar, Avaliação Educacional, Formação Continuada e Políticas Públicas e Legislação Educacional.

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

DE LIMA FERREIRA, Jacques; RAMOS HADDAD, Cristhyane. A coordenação pedagógica nos colégios públicos do estado do Paraná. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 19–32, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13466. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13466. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola