Como se formam os professores coordenadores na rede estadual de ensino de São Paulo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13612

Palavras-chave:

Professores coordenadores, Formação continuada, Rede estadual de ensino de São Paulo,

Resumo

O artigo problematiza as ações formativas destinadas aos professores coordenadores (PC) na rede estadual de ensino de São Paulo. Os dados analisados decorrem de levantamento documental sobre formação continuada oferecida pela Secretaria Estadual, especialmente pela Escola de Formação de Professores (EFAP), no período de 2010 a 2018.  Identificaram-se fragilidades nas ações formativas voltadas àqueles que nas escolas realizam a formação continuada de professores. Há predomínio de ações de curta duração, na modalidade à distância, organizadas numa perspectiva tradicional e desarticuladas da organização pedagógica coletiva das escolas.

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Biografia do Autor

Rebeca Franciele Vera, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino de Lençóis Paulista.

Maria José da Silva Fernandes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2008).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara. Linha de pesquisa "Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas".

Professora do Departamento de Educação - Faculdade de Ciências - Bauru. 

 

 

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

VERA, Rebeca Franciele; FERNANDES, Maria José da Silva. Como se formam os professores coordenadores na rede estadual de ensino de São Paulo?. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 5–18, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13612. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13612. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola