Educação infantil dialógica e não-violenta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13668

Palavras-chave:

Educação infantil. Escola. Não-violência.

Resumo

Na educação infantil muitas violências silenciosas podem ser cometidas contra a criança, e é necessária a revisão de práticas, por vezes vistas como habituais no ambiente escolar, a fim de quebrar este ciclo de violências verbais e psicológicas às quais alunos deste nível de ensino são por vezes submetidos. A utilização da comunicação não-violenta nas escolas de educação infantil é uma forma de trabalhar os processos educativos de forma gentil, envolvendo uma nova linguagem e atitudes voltadas ao respeito mútuo. O desenvolvimento respeitoso da personalidade infantil tem, por consequência, a melhoria de sua relação com a comunidade escolar e com a educação por toda a vida. A proposta desta mudança de paradigma para a educação atual, apresentando um caminho para a diminuição efetiva da violência escolar sem medidas punitivas e por meio de diálogo, representa um novo olhar sobre a criança e a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Maria Martins Gaidargi, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho

Pós Doutoranda em Educação. 

São Paulo - SP - Brasil

Referências

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

________; SHOR, Ira. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005a.

________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005b.

________. Professora sim, tia não. São Paulo: Olho D’Água, 1998.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais. São Paulo: Agora, 2006.

________. Teaching children compassionately: how students and teachers can succeed with mutual understanding. California: Puddledancer Press, 2004.

Downloads

Publicado

21.12.2019

Como Citar

GAIDARGI, Alessandra Maria Martins. Educação infantil dialógica e não-violenta. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 246–262, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13668. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13668. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos