Suzano: a educação na mira dos massacres lumpenradicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13790

Palavras-chave:

Escola, Massacres, Lumpenradicais, Corpo, Ressentimento.

Resumo

O texto analisa o massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano – São Paulo, à luz dos outros massacres ocorridos em ambientes escolares e aproximados nos últimos vinte anos, desde Columbine, no mundo. Para tanto, conecta os pensamentos de Franco Bifo Berardi, Angela Nagle e Achille Mbembe para pensar a formação de subjetividade lumpenradical a partir dos fóruns digitais (chans) da deep web e o atrito entre corpo, capitalismo e ambiente virtual. Analisa então suas relações com a frustração, a raiva e o ressentimento que se traduzem em gestos de acting out em geral contra outros estudantes e mulheres, tomados como símbolos negativos por uma virilidade ferida pelos avanços sociais e por uma ação que nega o pensamento, colocando a educação e suas instituições como alvo preferencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moysés Pinto Neto, Universidade Luterana do Brasil

Professor do PPGEDU da Universidade Luterana do Brasil. Doutor em Filosofia (PUCRS).

Referências

Referências:

AGAMBEN, Giorgio. Remnants of Auschwitz: The Witness and the Archive. Trad. Daniel Heller-Roazen. New York: Zone Books, 2002.

“Ameaça de alunos nazistas assusta professores de escola para surdos no Rio”. Ponte Jornalismo. Edição de 12-04-2019. Disponível em: https://ponte.org/servidores-temem-repeticao-de-suzano-em-instituicao-de-ensino-para-surdos-no-rj/. Acesso em 13-04-2019.

“Ataque seria evitado se professor estivesse armado, diz Major Olímpio”. O Globo, 13-03-2019. Disponível em: http://oglobo.globo.com/brasil/ataque-seria-evitado-se-professor-estivesse-armado-diz-major-olimpio-23518634. Acesso em 14-04-2019.

BERAN, Dale. “Trump, os nerds do 4chan e a nova direita dos Estados Unidos”. Trad. Clara Allain. Folha de São Paulo. Ilustríssima., edição de 19.03.2017, 2017.

BERARDI, Franco ‘Bifo’. After the future. Trad. Arianna Bove et al. New York: AK Press, 2011.

BERARDI, Franco ‘Bifo’. La fábrica de la infelicidad: nuevas formas de trabajo y movimiento global. Trad. Manuel Hendrikson e Patricia Leatxe. Madrid: Traficantes de Sueños, 2003.

BERARDI, Franco ‘Bifo’. Heroes: mass murder and suicide. London/New York: Verso, 2015.

BERARDI, Franco ‘Bifo’. Futurability: the age of impotence and the horizon of possibility. London/New York: Verso, 2017.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto et al. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

“Escolas reforçam segurança após ameaça de ataque”. Extraclasse. Edição de 28-03-2019. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/movimento/2019/03/escolas-reforcam-seguranca-apos-ameaca-de-ataque/. Acesso em 13-04-2019.

MARQUES, Victor. O Rei dos Palhaços e seu Exército de Trolls. Medium, 22-01-2017. Disponível em: https://medium.com/@marques.v/o-rei-dos-palha%C3%A7os-e-seu-ex%C3%A9rcito-de-trolls-12d1d30ab88a. Acesso em 13-04-2019.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018.

MBEMBE, Achille. Lumpenradicalismo e outras doenças da tirania. Trad. Vinícius Honesko. Flanagens. Disponível em: https://flanagens.blogspot.com/2017/12/o-lumpenradicalismo-e-outras-doencas-da.html. Acesso em 13-04-2019.

MBEMBE, Achille. Essai sur le politique en tant que forme de la dépense. Cahiers d’études africaines, 2004.

NAGLE, Angela. Kill All Normies: online culture wars from 4Chan and Tumblr to Trump and the alt-right. Winchester/Washington: Zero Books, 2017.

“UFRGS sob ameaça de atentado”. Extraclasse. Edição de 20-03-2019. https://www.extraclasse.org.br/sem-categoria/2019/03/ufrgs-sob-ameaca-de-atentado/. Acesso em 13-04-2019.

Downloads

Publicado

21.12.2019

Como Citar

PINTO NETO, Moysés. Suzano: a educação na mira dos massacres lumpenradicais. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 178–191, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13790. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13790. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos