A coordenação pedagógica faz diferença: as práticas de sucesso em alfabetização em território vulnerável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13925

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica. Território Vulnerável. Efeito Escola. Sucesso em Alfabetização.

Resumo

Ao identificar casos de sucesso na alfabetização em território vulnerável e ancorada em estudos que mostram a influência do território vulnerável na aprendizagem dos alunos (BATISTA; CARVALHO-SILVA, 2013; CENPEC, 2011; ERNICA; 2012), esta pesquisa buscou responder à questão: quais fatores levam uma escola situada em território vulnerável a apresentar maior percentual de alunos no nível avançado em alfabetização nas provas do PROALFA. O método de pesquisa foi um estudo de caso, com análise documental, observação e entrevistas com profissionais da escola e familiares dos alunos. A unidade de estudo foi a Escola Municipal Professora Laura Fabri que, entre 19 escolas municipais de Governador Valadares-MG, apresentou melhor desempenho no PROALFA, entre 2014 e 2016. Dos cinco mecanismos que explicam as razões do sucesso da escola em alfabetização, nesse artigo, serão abordados os dois que colocam em evidência o efeito da atuação do pedagogo: coordenação das práticas de alfabetização e formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Perpétuo, Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares(SMED/GV), Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares(UNIPAC/GV)

tualmente coordena o curso de Pedagogia da UNIPAC/GV, é Pedagoga analista da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, professora das disciplinas Pesquisa em Educação, Alfabetização e Letramento do curso de Pedagogia UNIPAC/GV e dos cursos de pós-graduação do IMES. Na coordenação do curso de Pedagogia da UNIPAC/GV está a frente dos Projetos de Extensão da Brinquedoteca e Contação de histórias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.É Pedagoga, mestre em Educação (UFOP), pós-graduada em Alfabetização e Letramento; Supervisão e Coordenação Escolar (PUC-MINAS); Gestão Educacional, com habilitação em administração escolar, supervisão de ensino, orientação educacional e inspeção escolar; Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia.

Rosa Maria Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em História pela UNESP, doutorado em Ciências Humanas - Sociologia e Política pela UFMG e pós doutorado em Educação pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Tem experiência nas áreas de metodologia científica e sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia do Envelhecimento. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE- UFOP) e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE- UFMG). Bolsista Pesquisador Mineiro (FAPEMIG). Os principais focos de pesquisa são: relação família e escola, relações intergeracionais e práticas de escolarização das camadas populares

Referências

ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (eds.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, p. 482-500.

BATISTA, A.; PADILHA, F.; CARVALHO SILVA, H. H. de; ALVES, L.; RIBEIRO V. A escola em contextos de vulnerabilidade social. Salto para o Futuro, Ano XXIII, Boletim 22, nov. 2013. 32 p.

BATISTA, A.; PADILHA, F.; CARVALHO SILVA, H. H. de; ALVES, L.; RIBEIRO V. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 42, n. 146, p. 16-26, mai./ago. 2012.

BATISTA, A. A.; CARVALHO-SILVA, H. Família, escola, território vulnerável. São Paulo: Cenpec, 2013. 236 p.

BRESSOUX, P. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito professor. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 38, p. 17-88, dez. 2003.

BROOKE, N.; SOARES, F. J. Pesquisa em eficácia escola: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008. 552 p.

BROOKOVER, W. B.; SCHWEITZER, J. H.; SCHNEIDER, J. M.; BEADY, C. H.; FLOOD, P. K.; WISENBAKER, J. M. Elementary school social climate and school achievement. American Educational Research Journal, v. 15, n. 2, p. 301-318, 1978. In: BROOKE, N.; SOARES, F. J. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

CENPEC. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole. São Paulo: CENPEC, 2011. 33 p. (Pesquisa)

CONSELHO CONSULTIVO CENTRAL DA EDUCAÇÃO (INGLATERRA). O lar, a escola e a vizinhança. Capítulo 3 (parágrafos 76 a 101) do Relatório de Plowdem. Children and their primary schools. London: HMSO, 1967. In: BROOKE, N.; SOARES, F. J. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 67-73.

ERNICA, M.; BATISTA, A. A. G. A escola, a metrópole e vizinhança vulnerável. Caderno de pesquisa, v. 42, n. 346, p. 640-666, maio/ago. 2012.

GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; RICHARD, M. Ensino explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 335 p.

MADAUS, G. F.; AIRASIAN, P. W.; KELLAGHAN, T. Estudos empíricos. In: BROOKE, N.; SOARES, F. J. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 74-89.

MADAUS, G. F.; AIRASIAN, P. W.; KELLAGHAN, T. Insumos escolares, processos e recursos. In: BROOKE, N.; SOARES, F. J. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 112-141.

MORTIMORE, P.; SAMMONS, P.; STOLL, L.; LEWIS, D.; ECOB, R. A importância da escola: a necessidade de se considerar as características do alunado? In: BROOKE, N.; SOARES, F. J. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 187-215.

RUTTER, M.; MAUGHAN, B.; MORTIMORE, P.; OUSTON, J.; SMITH, A. Resultados escolares: frequência, comportamento e desempenho dos alunos. In: BROOKE, N.; SOARES, F. J. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 163-186.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018. 377 p.

TORRECILLA, F. J. M. Um panorama da pesquisa ibero-americana sobre eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, F. J. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 466-481.

Downloads

Publicado

21.12.2019

Como Citar

PERPÉTUO, Sandra Maria; COUTRIM, Rosa Maria Exaltação. A coordenação pedagógica faz diferença: as práticas de sucesso em alfabetização em território vulnerável. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 86–98, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13925. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13925. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola