Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas - um estudo em curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.15411

Palavras-chave:

Supervisão Educacional, Supervisão Colaborativa, Desenvolvimento Profissional, Escolas Aprendentes, Centros Escolares

Resumo

Este artigo avança dados preliminares de um estudo em curso debruçando-se, particularmente, sobre as condutas colaborativas como uma forma de supervisão entre pares direcionada para a melhoria das práticas pedagógicas. Os dados foram recolhidos em entrevistas de grupo focal realizadas com a colaboração de docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que transitaram de escolas isoladas para os centros escolares de um dado agrupamento de escolas. Após uma breve explanação teórica relativa aos conceitos envolvidos, apresenta-se, em linhas gerais, a metodologia do estudo em curso e discutem-se alguns dados. Em particular, salientam-se as tendências de resposta face a três tópicos, associados às mudanças nas práticas docentes, perspetivas sobre supervisão e individualismo vs. colaboração. Os participantes tendem a reconhecer a influência da mudança para centros escolares sobre as práticas colaborativas, mas não tanto sobre a melhoria das suas práticas docentes ou a reconhecê-las como uma forma de supervisão.

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Biografia do Autor

Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Mestranda em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta, Portugal.

Filipa Seabra, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aberta, Portugal;

LE@D, Universidade Aberta, Portugal;

CIEd, Universidade do Minho, Portugal.

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

CERQUEIRA GONÇALVES MIRANDA, Helena Maria; SEABRA, Filipa. Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas - um estudo em curso. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 143–159, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.15411. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/15411. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola