Livros didáticos na prática pedagógica dos professores de História

Autores

  • Eliane Mimesse Prado Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1590

Palavras-chave:

História da educação. Livros didáticos. Prática pedagógica

Resumo

Este estudo teve a finalidade de analisar as práticas pedagógicas dos professores de história no Ensino Médio, além disso, verificar como foram desenvolvidos os conteúdos e utilizados os livros didáticos, possibilitando classificá-los como do cotidiano e de pesquisa. Notou-se a permanência das indicações dos mesmos livros nas listagens, independentemente da redução da carga horária semanal da disciplina história. O período estudado tratou dos anos 1972 a 1986 por contemplar a implantação e difusão da reforma do ensino que, entre outras alterações, incluiu novos conteúdos específicos à história. Novas sugestões de trabalho provindas dos órgãos oficiais foram publicadas, resultando na publicação de novos livros didáticos. As fontes usadas compõem-se dos relatórios de estágios produzidos pelos alunos do curso de Licenciatura em História da Universidade de São Paulo, da legislação e dos documentos oficiais. Este estudo centrou-se apenas nas escolas estaduais localizadas na área metropolitana da cidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22.12.2009

Como Citar

MIMESSE PRADO, Eliane. Livros didáticos na prática pedagógica dos professores de História. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 93–102, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v8i1.1590. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1590. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos