Livros didáticos na prática pedagógica dos professores de História

Eliane Mimesse Prado

Resumo


Este estudo teve a finalidade de analisar as práticas pedagógicas dos professores de história no Ensino Médio, além disso, verificar como foram desenvolvidos os conteúdos e utilizados os livros didáticos, possibilitando classificá-los como do cotidiano e de pesquisa. Notou-se a permanência das indicações dos mesmos livros nas listagens, independentemente da redução da carga horária semanal da disciplina história. O período estudado tratou dos anos 1972 a 1986 por contemplar a implantação e difusão da reforma do ensino que, entre outras alterações, incluiu novos conteúdos específicos à história. Novas sugestões de trabalho provindas dos órgãos oficiais foram publicadas, resultando na publicação de novos livros didáticos. As fontes usadas compõem-se dos relatórios de estágios produzidos pelos alunos do curso de Licenciatura em História da Universidade de São Paulo, da legislação e dos documentos oficiais. Este estudo centrou-se apenas nas escolas estaduais localizadas na área metropolitana da cidade de São Paulo.

Palavras-chave


História da educação. Livros didáticos. Prática pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1590

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