Para uma formação dialógica do professor: reflexões a partir de um estudo de caso

Autores

  • Sueida Peralta PUC-SP
  • Adail Sobral PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1613

Palavras-chave:

Bakhtin. Co-construção. Diálogo. Formação docente. Interação.

Resumo

Quando se trata de ensino/aprendizagem e da formação de professores, é comum, em nossos dias, falar de co-construção do saber/do conhecimento, de diálogo, interação e ética. Na prática, algumas vezes, “co-construção” serve de pretexto para professores/formadores no processo, fugirem das suas responsabilidades – por exemplo, na falsa opção do “aprender a aprender”, subproduto da escola neoliberal, que busca “adestrar” os alunos e reduzir a função do professor a um neutro apresentador de alternativas não valoradas. Dessa maneira, naturaliza um saber imposto como o único saber, ou na idéia do professor/formador como o detentor de um saber transformador que o “formado” apenas assimilaria.

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Publicado

22.12.2009

Como Citar

PERALTA, Sueida; SOBRAL, Adail. Para uma formação dialógica do professor: reflexões a partir de um estudo de caso. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 55–66, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v8i1.1613. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1613. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos