Editorial - Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)

Autores

  • Rosiley Aparecida Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.16281

Resumo

A Coordenação Pedagógica na Escola

 A Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação se estendam de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional.

Sabe-se que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) está inserido(a) num ambiente marcado por diversas práticas: institucionais, administrativas, direcionadas à formação docente, gestão do tempo e do espaço escolar, relacionamentos sociais e comunicação interpessoal na sala de aula e fora dela, dentre muitas outras atribuídas, oficialmente ou não, à sua função pedagógica.

Nessa perspectiva, apresentamos à comunidade acadêmica, o volume 33, da Revista Dialogia, Dossiê temático: A Coordenação Pedagógica na Escola.  Encontra-se organizado em uma compilação de textos (pesquisas), compostos por autores advindos de diversas instituições e diferentes  regiões do país e do exterior, com olhares complementares, articulando discussões distintas que permitem uma visão bastante abrangente sobre a temática.

Os artigos que abordam diferentes temáticas e pesquisas, sobre o mesmo objeto, perpassam as funções, os papéis, reponsabilidades do coordenador pedagógico nos diferentes níveis de ensino; as suas atribuições no cotidiano escolar; em situações de conflito e ou violência na escola, as avaliações em grande escala; formação continuada e em serviço dos professores; autoformação; inclusão; alfabetização e trabalho colaborativo na escola.

Destacamos ser importante para Dialogia publicar artigos sobre pesquisas, vivências e experiências de outros espaços educacionais – fora das nossas fronteiras –, para que as realidades dos outros contribuam para uma melhor percepção da nossa sociedade e para uma melhor compreensão do nosso contexto educacional. Por fim, almejamos contribuir com a atualização do debate, promovendo a divulgação do conhecimento sobre o tema mencionado, apresentando novos aspectos, percepções e olhares.

 

Desejamos uma boa leitura!

 

Rosiley Aparecida Teixeira

Adriana Aparecida de Lima Terçariol

(Editoras)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21.12.2019

Como Citar

TEIXEIRA, Rosiley Aparecida. Editorial - Dialogia n. 33 (set./dez. 2019). Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 1–1, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.16281. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16281. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial