Editorial - Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.16281Resumo
A Coordenação Pedagógica na EscolaA Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação se estendam de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional.
Sabe-se que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) está inserido(a) num ambiente marcado por diversas práticas: institucionais, administrativas, direcionadas à formação docente, gestão do tempo e do espaço escolar, relacionamentos sociais e comunicação interpessoal na sala de aula e fora dela, dentre muitas outras atribuídas, oficialmente ou não, à sua função pedagógica.
Nessa perspectiva, apresentamos à comunidade acadêmica, o volume 33, da Revista Dialogia, Dossiê temático: A Coordenação Pedagógica na Escola. Encontra-se organizado em uma compilação de textos (pesquisas), compostos por autores advindos de diversas instituições e diferentes regiões do país e do exterior, com olhares complementares, articulando discussões distintas que permitem uma visão bastante abrangente sobre a temática.
Os artigos que abordam diferentes temáticas e pesquisas, sobre o mesmo objeto, perpassam as funções, os papéis, reponsabilidades do coordenador pedagógico nos diferentes níveis de ensino; as suas atribuições no cotidiano escolar; em situações de conflito e ou violência na escola, as avaliações em grande escala; formação continuada e em serviço dos professores; autoformação; inclusão; alfabetização e trabalho colaborativo na escola.
Destacamos ser importante para Dialogia publicar artigos sobre pesquisas, vivências e experiências de outros espaços educacionais – fora das nossas fronteiras –, para que as realidades dos outros contribuam para uma melhor percepção da nossa sociedade e para uma melhor compreensão do nosso contexto educacional. Por fim, almejamos contribuir com a atualização do debate, promovendo a divulgação do conhecimento sobre o tema mencionado, apresentando novos aspectos, percepções e olhares.
Desejamos uma boa leitura!
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol
(Editoras)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Dialogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 346
- pdf 237