A formação docente e a atividade de trabalho com adolescentes: diálogos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18235Palavras-chave:
Enfoque Histórico-Cultural, Formação docente, Desenvolvimento psicológico, AdolescênciaResumo
No presente ensaio propomo-nos a analisar as relações dialéticas do sujeito professor e sua formação psíquica com o desenvolvimento de sua atividade de trabalho com adolescentes. A fundamentação teórica utilizada nesse estudo está ancorada em textos de Vygotski (1896-1934), Leontiev (1903-1979), Davidov (1930-1998) e autores contemporâneos que interpretam a realidade a partir do Enfoque Histórico-Cultural. Defendemos ao longo do estudo que o desenvolvimento da formação docente, constituído a partir de determinações sociais, é também um aspecto determinante da atividade de trabalho do professor. Trabalho esse que pode criar condições de apropriação de conhecimentos que impulsionem o desenvolvimento psíquico dos estudantes adolescentes, e essa dinâmica, por sua vez, possibilita em ambos o desenvolvimento de uma visão mais ampla e crítica da realidade e de si próprios.
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