A formação docente e a atividade de trabalho com adolescentes: diálogos possíveis

Eliete Zanelato, Soraya Cunha Couto Vital, Sônia da Cunha Urt

Resumo


No presente ensaio propomo-nos a analisar as relações dialéticas do sujeito professor e sua formação psíquica com o desenvolvimento de sua atividade de trabalho com adolescentes. A fundamentação teórica utilizada nesse estudo está ancorada em textos de Vygotski (1896-1934), Leontiev (1903-1979), Davidov (1930-1998) e autores contemporâneos que interpretam a realidade a partir do Enfoque Histórico-Cultural. Defendemos ao longo do estudo que o desenvolvimento da formação docente, constituído a partir de determinações sociais, é também um aspecto determinante da atividade de trabalho do professor. Trabalho esse que pode criar condições de apropriação de conhecimentos que impulsionem o desenvolvimento psíquico dos estudantes adolescentes, e essa dinâmica, por sua vez, possibilita em ambos o desenvolvimento de uma visão mais ampla e crítica da realidade e de si próprios.


Palavras-chave


Enfoque Histórico-Cultural; Formação docente; Desenvolvimento psicológico; Adolescência

Texto completo:

PDF

Referências


BESERRA, F. D. M. et al. A contribuição da teoria de Leontiev no estudo da relação entre trabalho e educação. XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Maceió, AL: ABRAPSO. 2009. p. 1-10.

DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Madrid-ES: Progreso, 1988.

DUARTE, N. A ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 52-69.

DUARTE, N. Os Conteúdos e a Ressurreição dos Mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

ELKONIN, D. B. Desarrollo Psiquico de los Niños. In: SMIRNOV, A. A. E. A. Psicologia. Cuba: Imprensa Nacional de Cuba, 1961. p. 493-559.

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciência y personalidade. Buenos Aires: Ediciones Ciências del Hombre, 1978.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese de Livre-Docencia em Psicologia da Educação. Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2019.

PRESTES, Z. R. Quando Não é Quase a Mesma Coisa: Análise de Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Brasilia. 2010.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2003.

SILVA, J. A. D. A. D.; SILVA, K. N. P. Educação Integral no Brasil de Hoje. Curitiba: CRV, 2012.

SILVA, K. A. C. P. C. A Formação de Professores para a Educação Integral na Escola de Tempo Integral: Impasses e Desafios. In: ROSA, S. V. L.; BRANDÃO, A. A.; (ORGS), E. A. Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral: formação de professores, currículo e trabalho pedagógico. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014. p. 15-32.

URT, S. D. C. A constituição do sujeito por meio da apropriação da cultura e da educação: o foco na atividade docente. In: URT, S. D. C.; CINTRA, R. C. G.; (ORGS) Identidade, Formação e Processos Educativos. Campo Grande: Life, 2012. p. 30-43.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas (Tomo IV). Madrid: Visor Distribuciones, 1996.

VYGOTSKI, L. S. Psicologia concreta do homem. Educação & Sociedade, p. 21-44, 2000. ISSN 71. Disponivel em: . Acesso em: 10 abril 2019.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.




DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18235

Direitos autorais 2021 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2021 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional