n. 37 (2021): Fluxo Contínuo

Dossiê: Modos de fazer e de pensar a História da Educação

n. 37, jan./abr. 2021 

 

Publicado: 27.04.2021

Editorial

  • Modos de fazer e pensar a História da Educação

    Rosiley Aparecida Teixeira, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
    e20035
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.20035

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação

  • Comunidade indígena nasa: gênese histórica da construção de uma pedagogia própria

    Fabian Mendoza, Rosângela Pereira de Oliveira
    e19790
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19790
  • “Hei de cumprir esses meos deveres da milhor forma possivel”: indícios da presença italiana em São Paulo a partir do processo disciplinar contra professor público (Brotas, 1895/1896)

    Claudia Panizzolo, Gabriel Meneses Barros, Andrea Faria Sousa
    e19721
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19721
  • Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica

    Miguel Pinheiro, Sara Dias-Trindade, Pedro Alves
    e19356
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19356
  • “Artes de fazer” da infância: entre a casa e a escola

    Lisley Canola Treis Teixeira, Claricia Otto
    e19665
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19665
  • Educação do século XXI: a resiliência dos professores e as re(i)novações no ensino primário em Portugal

    Ana Nobre, Ema Cruz
    e19736
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19736
  • História da educação na região Oeste do Paraná: a implantação da escola rural de dois irmãos (1953-1959

    Rodrigo Pinto Andrade, Francielle Aparecida Garuti de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
    e19746
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19746
  • Intelectuais negros entre o século XIX e início do XX: novas perspectivas para a história da educação brasileira

    Surya Aaronovich Pombo de Barros
    e19826
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19826
  • Arquivos escolares e história da educação: o que dizem os artigos do portal de periódicos da capes/MEC (2002-2019)

    Joice Nunes de Souza, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Éder da Silva Silveira
    e19755
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19755
  • Tipos de escola primária e seus diferentes alcances sociais: algumas fontes de 1938 a 1946

    Rosana Carla Oliveira, Mirian Jorge Warde
    e19774
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19774
  • Manoel Balthazar Pereira Diegues Júnior: contributos à modernização da educação alagoana

    Edna Telma Fonseca Vilar
    e19753
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19753
  • Do senso comum à qualificação profissional: a construção da docência de bebês

    Marilda Capitulina Costa Salgado, Marta Regina Paulo da Silva
    e19764
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19764
  • Rudimentos históricos do associativismo e do sindicalismo dos trabalhadores em educação no Estado de São Paulo (1978-2017)

    Carlos Bauer, Julián Gindin
    e19686
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19686

Artigos

  • A formação docente e a atividade de trabalho com adolescentes: diálogos possíveis

    Eliete Zanelato, Soraya Cunha Couto Vital, Sônia da Cunha Urt
    e18235
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18235
  • A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional

    Clóvis Trezzi
    e18268
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18268
  • Indústria 4.0 no ensino médio integrado à educação profissional: um debate possível?

    Nilo César Oliveira Guimarães, Ana Sara Castaman
    e17298
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.17298
  • A escola como espaço de implementação de políticas: contextos e aprendizagens de um programa de apoio à qualidade da educação

    Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal, Willana Nogueira Medeiros Galvão
    e18866
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18866
  • Apontamentos sobre o uso das TICs nas aulas remotas: um estudo com professores da Educação Básica

    Robson Lima Arruda, Robéria Nádia Araújo Nascimento
    e18144
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18144
  • Ensino e aprendizagem da escrita acadêmica na universidade: o que narram professores e estudantes?

    Fabrício Oliveira da Silva, Andrea Santana de Oliveira
    e19451
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19451
  • Letramento e alfabetização de jovens e adultos: um trabalho com gêneros textuais do cotidiano

    Laís Bastos Marchesoni, Elsa Midori Shimazaki
    e18218
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18218
  • Círculo de Cultura: uma experiência metodológica de conscientização e (trans)formação docente para o acolhimento de crianças com deficiência na creche

    Flávia Alves Bonsanto, Sandrelena da Silva Monteiro
    e18913
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18913
  • Empoderamento e equidade de género: os desafios atuais da mulher moçambicana

    Tiago Chingore
    e17592
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.17592
  • Percepções da docência no curso de bacharelado em engenharia civil de uma universidade federal brasileira

    Juliana Fernandes Rocha, Acir Mario Karwoski, Luciana Beatriz de Oliveira Bar Carvalho
    e18092
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18092

Resenhas

  • SERGUILHA, Luís. A actriz: o palco do esquecimento e do vazio. Curitiba: Kotter Editorial, 2020. 1040 p

    Ana Maria Haddad Baptista
    e19420
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19420