Letramento e alfabetização de jovens e adultos: um trabalho com gêneros textuais do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18218Palavras-chave:
Alfabetização, EJA, Gêneros Textuais, Letramento.Resumo
Ao identificarmos a necessidade e a relevância de pesquisar sobre letramento e alfabetização de jovens e adultos, desenvolvemos a presente pesquisa com o objetivo de compreender como a promoção do letramento nessa modalidade de ensino via gêneros textuais do cotidiano social, desenvolve os processos de leitura e escrita de educandos em fase de alfabetização. Para tanto, realizamos uma pesquisa em uma turma de EJA por meio de observações, planejamentos e ações pedagógicas, na qual utilizamos como base o gênero textual “panfleto”. Este estudo permitiu constatar que gêneros textuais da esfera do cotidiano, como o panfleto, são ferramentas que auxiliam nos processos de alfabetização e de letramento de jovens e adultos que estão sendo alfabetizados, pois são comuns aos educandos dessa modalidade, fazem parte de seu cotidiano, e possibilitam maior contato e envolvimento com o conhecimento científico, o que facilita os processos de alfabetização e letramento de jovens e adultos.
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