Letramento e alfabetização de jovens e adultos: um trabalho com gêneros textuais do cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18218

Palavras-chave:

Alfabetização, EJA, Gêneros Textuais, Letramento.

Resumo

Ao identificarmos a necessidade e a relevância de pesquisar sobre letramento e alfabetização de jovens e adultos, desenvolvemos a presente pesquisa com o objetivo de compreender como a promoção do letramento nessa modalidade de ensino via gêneros textuais do cotidiano social, desenvolve os processos de leitura e escrita de educandos em fase de alfabetização. Para tanto, realizamos uma pesquisa em uma turma de EJA por meio de observações, planejamentos e ações pedagógicas, na qual utilizamos como base o gênero textual “panfleto”. Este estudo permitiu constatar que gêneros textuais da esfera do cotidiano, como o panfleto, são ferramentas que auxiliam nos processos de alfabetização e de letramento de jovens e adultos que estão sendo alfabetizados, pois são comuns aos educandos dessa modalidade, fazem parte de seu cotidiano, e possibilitam maior contato e envolvimento com o conhecimento científico, o que facilita os processos de alfabetização e letramento de jovens e adultos.

 

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Biografia do Autor

Laís Bastos Marchesoni, Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Mestre em Educação.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Doutora em Educação.

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Publicado

27.04.2021

Como Citar

BASTOS MARCHESONI, Laís; SHIMAZAKI, Elsa Midori. Letramento e alfabetização de jovens e adultos: um trabalho com gêneros textuais do cotidiano. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e18218, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.18218. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18218. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos