Círculo de Cultura: uma experiência metodológica de conscientização e (trans)formação docente para o acolhimento de crianças com deficiência na creche

Flávia Alves Bonsanto, Sandrelena da Silva Monteiro

Resumo


O presente artigo apresenta os caminhos construídos na interação entre pesquisadoras, educadoras e crianças em que o círculo de cultura constituiu uma possibilidade metodológica de pesquisa. Entendido não apenas como uma disposição física das pessoas no espaço ocupado, mas como as relações ali estabelecidas, o círculo de cultura constituiu um espaço-tempo educativo de conscientização e (trans)formação docente. A pesquisa foi desenvolvida no espaço-tempo de uma creche pública e objetivou conhecer e (re)significar a(s) concepção(ões) de acolhimento das profissionais no atendimento à criança que tem seu desenvolvimento implicado por alguma deficiência. O exercício de pesquisa, fundamentada na teoria freiriana aponta para o acolhimento humanizado como um inédito-viável no horizonte não apenas de uma creche, mas no atendimento a toda e qualquer criança em todo e qualquer espaço-tempo educacional. 

Palavras-chave


Círculo de Cultura; Acolhimento; Conscientização; (Trans)Formação Docente

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18913

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