Círculo de Cultura: uma experiência metodológica de conscientização e (trans)formação docente para o acolhimento de crianças com deficiência na creche
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18913Palabras clave:
Círculo de Cultura, Acolhimento, Conscientização, (Trans)Formação DocenteResumen
O presente artigo apresenta os caminhos construídos na interação entre pesquisadoras, educadoras e crianças em que o círculo de cultura constituiu uma possibilidade metodológica de pesquisa. Entendido não apenas como uma disposição física das pessoas no espaço ocupado, mas como as relações ali estabelecidas, o círculo de cultura constituiu um espaço-tempo educativo de conscientização e (trans)formação docente. A pesquisa foi desenvolvida no espaço-tempo de uma creche pública e objetivou conhecer e (re)significar a(s) concepção(ões) de acolhimento das profissionais no atendimento à criança que tem seu desenvolvimento implicado por alguma deficiência. O exercício de pesquisa, fundamentada na teoria freiriana aponta para o acolhimento humanizado como um inédito-viável no horizonte não apenas de uma creche, mas no atendimento a toda e qualquer criança em todo e qualquer espaço-tempo educacional.Descargas
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