Educação do século XXI: a resiliência dos professores e as re(i)novações no ensino primário em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19736Palavras-chave:
Ensino Primário, Zona Rural, Tecnologia digital, Resenha histórica, Pandemia-COVID-19Resumo
Na Educação como em muitas outras vertentes, precisamos que o tempo passado e as suas experiências, nos traga uma racionalidade que a pressão do presente muitas vezes não nos deixa alcançar. De entre as quatro paredes de uma sala de aula, professores e alunos viram-se obrigados a confinar, durante a pandemia – COVID-19, diligenciando condições para usufruir de um ensino à distância, tornando-se o espaço de suas casas o ambiente virtual da escola. O ensino primário foi o que mais embate sofreu, por estar arreigado a metodologias convencionais e agora sente-se obrigado a “acompanhar” todo este contexto, que veio determinar re(i)novações em catadupa. Apresentamos uma resenha histórica das tendências pedagógicas e das reformas do ensino primário em Portugal.
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