Educação do século XXI: a resiliência dos professores e as re(i)novações no ensino primário em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19736

Palavras-chave:

Ensino Primário, Zona Rural, Tecnologia digital, Resenha histórica, Pandemia-COVID-19

Resumo

Na Educação como em muitas outras vertentes, precisamos que o tempo passado e as suas experiências, nos traga uma racionalidade que a pressão do presente muitas vezes não nos deixa alcançar. De entre as quatro paredes de uma sala de aula, professores e alunos viram-se obrigados a confinar, durante a pandemia – COVID-19, diligenciando condições para usufruir de um ensino à distância, tornando-se o espaço de suas casas o ambiente virtual da escola. O ensino primário foi o que mais embate sofreu, por estar arreigado a metodologias convencionais e agora sente-se obrigado a “acompanhar” todo este contexto, que veio determinar re(i)novações em catadupa.  Apresentamos uma resenha histórica das tendências pedagógicas e das reformas do ensino primário em Portugal.

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Biografias Autor

Ana Nobre, Universidade Aberta – Uab

 Doutora - Professor Auxiliar

Ema Cruz, Universidade Aberta – Uab

Doutoranda

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Publicado

2021-05-17

Como Citar

NOBRE, Ana; CRUZ, Ema. Educação do século XXI: a resiliência dos professores e as re(i)novações no ensino primário em Portugal. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19736, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19736. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19736. Acesso em: 18 mai. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação