A escola como espaço de implementação de políticas: contextos e aprendizagens de um programa de apoio à qualidade da educação

Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal, Willana Nogueira Medeiros Galvão

Resumo


O artigo discute a implementação de uma iniciativa de apoio à educação – Parceria Votorantim pela Educação (PVE) – em 6 escolas de 3 municípios: Resende (RJ), Aracruz (ES) e Governador Mangabeira (BA). O objetivo é entender como a iniciativa foi implementada em cada escola e os atores interpretaram e reinterpretaram as ações associadas ao programa. Os dados foram obtidos em pesquisa de campo, com aplicação de questionários, roteiro de registros e documentos cedidos pelas escolas, e informações obtidas em bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se diferentes usos de iniciativas propiciadas pelo Programa. Tal constatação confirma a hipótese de que as escolas fazem políticas e as interpretam conforme suas percepções e possibilidades. Percebe-se que a presença do PVE nas escolas não é robusta, limitando-se a iniciativas mais pontuais e que as aprendizagens suscitadas variam conforme os contextos das escolas e dos municípios.


Palavras-chave


Parceria Votorantim pela Educação; Implementação de políticas; Escolas

Texto completo:

PDF

Referências


BALL, S. BALL, S. J.; MAGUIRE, M. & BROWN, A. Como as escolas fazem as políticas. Ponta Grossa, Editora UEPG, 2016.

BARROSO, João. A autonomia das escolas: uma ficção necessária. Revista Portuguesa de Educação, 2004, 17(2), pp. 49-83.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica CGCQTI/DEED/INEP nº 11/2015: Indicador de regularidade do docente da Educação Básica. Brasília, 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica nº 040/2014. Indicador para mensurar a complexidade da gestão nas escolas a partir dos dados do Censo Escolar da Educação Básica. Brasília, 2014.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica nº 039/2014. Indicador de Esforço Docente. Brasília, 2014.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica nº 020/2014. Indicador de adequação da formação do docente da educação básica. Brasília, 2014.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes de bases da educação nacional.




DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18866

Direitos autorais 2021 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2021 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional