Ensino e aprendizagem da escrita acadêmica na universidade: o que narram professores e estudantes?
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19451Palavras-chave:
Escrita, Ensino Superior, Estratégias, AprendizagemResumo
O objetivo do trabalho é analisar estratégias de ensino e aprendizagem da escrita científica, elencadas por professores e estudantes de uma instituição de Ensino Superior baiana. A pesquisa tem ancoragem nos princípios de uma pesquisa qualitativa. Como dispositivo de recolha de informações, foram utilizados relatos narrativos, apreendidos através de entrevistas narrativas individuais. As discussões aqui tecidas foram realizadas com base nas contribuições de autores como Anastasiou e Alves (2009 e 2012), Castelló (2009), Jovchelovitch (2002), e Burochovitch e Santos (2011). O estudo permitiu concluir que apesar dos docentes afirmarem desenvolver estratégias de ensino da escrita, estas, parecem imperceptíveis aos olhares discentes. O estudo evidenciou, ainda, o fato de que os discentes utilizam, mesmo que de forma inconsciente, estratégias de aprendizagem derivadas de algumas práticas de ensino dos professores.
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Referências
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