História da educação na região Oeste do Paraná: a implantação da escola rural de dois irmãos (1953-1959

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19746

Palavras-chave:

História da Educação, Oeste Paranaense, Instituições Escolares, Escola Rural de Dois Irmãos

Resumo

Este texto analisa a história da implantação da Escola Rural de Dois Irmãos, uma das primeiras instituições escolares construída e mantida pelo poder público na região Oeste do Paraná. A escola foi fundada em 1953 visando atender aos filhos dos trabalhadores rurais que residiam na localidade. Trata-se de um estudo histórico e documental. Sua realização se deu por meio da análise de documentos que descrevem o processo de migração, colonização e escolarização do oeste paranaense, bem como a trajetória histórica desta escola. Para a efetivação da pesquisa foram utilizadas as seguintes fontes: livros-ata de exames finais; livro de registros dos primeiros anos de funcionamento da escola; diários de classe; ata de fundação; decretos e leis municipais; jornais da época da fundação da instituição e materiais iconográficos das atividades escolares na década de 1950. Os dados revelados pelas fontes foram analisados à luz da literatura sobre instituições escolares e relacionados às condições sociais do contexto político/econômico em que foram produzidos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Pinto Andrade, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutor em Educação

Francielle Aparecida Garuti de Andrade, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Mestre em Educação

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutor em Educação

 

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Publicado

17.05.2021

Como Citar

ANDRADE, Rodrigo Pinto; GARUTI DE ANDRADE, Francielle Aparecida; ARNAUT DE TOLEDO, Cézar de Alencar. História da educação na região Oeste do Paraná: a implantação da escola rural de dois irmãos (1953-1959. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19746, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19746. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19746. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação