Arquivos escolares e história da educação: o que dizem os artigos do portal de periódicos da capes/MEC (2002-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19755

Palavras-chave:

Arquivos escolares, Inventários, Organização, Preservação, Sistematização

Resumo

O presente artigo refere-se a um mapeamento preliminar de trabalhos de pesquisa que trataram dos arquivos escolares como objeto central de reflexão. Busca-se compreender o que dizem os trabalhos de pesquisa sobre organizar, sistematizar, preservar e inventariar fontes de arquivos escolares para a História da Educação. Para desenvolver a compreensão, utilizou-se da pesquisa bibliográfica inspirada por trabalhos sobre “estado do conhecimento” ou “estado da arte”. Os trabalhos de pesquisa que tiveram arquivos escolares como objeto de reflexão central sugerem formas diversas de abordagem, organização, sistematização, preservação e construção de inventários que contribuem para a preservação da memória educativa e para a escrita da História da Educação no Brasil. Compreende-se, além disso, que trabalhos de pesquisa que fazem uso de arquivos escolares em seus percursos investigativos devem, ainda que não criem inventários completos, investir na descrição de potencialidades das fontes de pesquisa utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Nunes de Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGEdu -UNISC

Mestranda em Educação - Bolsista CAPES

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Em estágio pós-doutoral em Educação PNPD/CAPES na Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGEdu -UNISC

Doutor em História – PUC-RS

Éder da Silva Silveira, Em estágio pós-doutoral em Educação – UFPR. Professor pesquisador – Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGEdu – UNISC

Doutor em História – Unisinos

Referências

ABREU JR, Laerthe de Moraes; GUIMARÃES, Paula David. A Cultura Material Escolar como Fonte de Pesquisa das Práticas Escolares em São João del-Rei, MG (1938–1944). Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, p. 181-200, 2011. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3594>. Acesso em: 29 mar. 2021.

BARLETTA, Jacy Machado. Arquivos ou museus: qual o lugar dos acervos escolares?. Revista Brasileira de História da Educação, n° 10 jul./dez. 2005. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38648>. Acesso em: 29 mar. 2021.

BASTOS, Maria Helena Câmara; BILHÃO, Isabel; SILVEIRA, Éder da Silva. Quando a recordação é referência: reflexões e experiências de uma professora/pesquisadora no campo da história da educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 3, p. 247-259, out. 2019. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14098>. Acesso em: 22 março de 2021.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Patrimônio documental e ação educativa nos arquivos. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, n.27, p. 151-166, jan/jun. 2000.

BONATO, Nailda Marinho da Costa. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, v. 5 n. 2 [10], p. 193-220. 2005. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38652>. Acesso em: 29 mar. 2021.

CAVALCANTE, Aline Nascimento; FURTADO, Alessandra Cristina. Organização e digitalização de documentos sobre a formação e profissionalização de professores das escolas rurais de Dourados e região (1988-1996). Interfaces da Educ., Paranaíba, v.4, n.12, p. 20-33, 2014. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/508>. Acesso em: 29 mar. 2021.

CIGALES, Marcelo; ARRIADA, Eduardo. A sociologia educacional católica no sul do Brasil (1940-1970): um estudo a partir do corpo docente. Acta Scientiarum. Education, v. 41, e35252, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/35252>. Acesso em: 29 mar. 2021.

CRUZ, Ane Caroline Pereira. Educação pública e arquivos: uma abordagem sobre a formação de professores das séries iniciais em Dourados (1970-2000). Horizontes-Revista de Educação, v. 1, n. 1, p. 155-156, 2013. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2490>. Acesso em: 29 mar. 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s010173302002000300013&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 11 de mar. 2021.

GATTI JÚNIOR, Décio; PESSANHA, Eurize Caldas. Currículos, práticas e cotidiano escolar: a importância dos arquivos escolares para a produção de conhecimento em história da educação. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 14, n. 31 p. 155-191, Maio/Ago 2010. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/28854>. Acesso em: 29 mar. 2021.

HIDALGO, André Vinícius. Educação Física escolar no Curso de Formação em Nível Médio para professores Guarani e Kaiowá: memória da turma 2001. Horizontes-Revista de Educação, v. 3, n. 4. 2014. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5193>. Acesso em: 29 mar. 2021.

HOFFMANN, Yohana T.; COSTA, David A. História da educação matemática: conservação da cultura escolar. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, v. 21, n. 1, p. 11-28, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-24362018000100011>. Acesso em: 29 mar. 2021.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001.

MOGARRO, Maria. João. Arquivo e educação: a construção da memória educativa. Revista Brasileira de História da Educação, n.10, p. 75-99, jul./dez. 2005. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38647>. Acesso em: 29 mar. 2021.

MENEZES, Maria Cristina. Descrever os documentos–construir o inventário–preservar a cultura material escolar. Revista Brasileira de História de Educação, v. 11, n. 1 (25), p. 93-116, jan./abr. 2011. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38508>. Acesso em: 29 mar. 2021.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal et al. Inventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil. Revista Brasileira de História de Educação, v. 11, n. 1 (25), p. 117-142, jan./abr. 2011. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38509>. Acesso em: 29 mar. 2021.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em:<https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875>. Acesso em: 11 de mar. 2021.

NOSELLA, Paulo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. II Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares. Anais. UNICAMP/ Campinas/UNINOVE, São Carlos. 2006.

NÓVOA, António. Apresentação: Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil, Vol. III – Século XX. 4.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011, p. 9-13.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Reconstituindo arquivos escolares. A experiência do GEM/MT. Revista Brasileira de História da Educação, n° 10 jul./dez. 2005. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38649>. Acesso em: 29 mar. 2021.

SOUZA, Joice Nunes de; ALMEIDA, Diego Orgel Dal Bosco; SILVEIRA, Éder da Silva. Sondando um arquivo escolar: reflexões sobre memória, história e fontes para a História da Educação em Santa Cruz do Sul/Brasil. Textura (Ulbra), vol. 22, n. 52, Out./Dez, 2020, p. 417-438. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5662/3908>. Acesso em: 11 de mar. 2021.

STEPHANOU, Maria; BASTOS. Maria Helena Camara, História, Memória e História da Educação. In:STEPHANOU, Maria; BASTOS. Maria Helena Camara (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. III: século XX. 4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p. 416-435.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Arquivos escolares virtuais considerações sobre uma prática de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, n° 10 jul./dez. 2005. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38651>. Acesso em: 29 mar. 2021.

VIÑAO FRAGO, António. Relatos e relações autobiográficas de professores e mestres. In: MENEZES, Maria Cristina. (Org.). Educação, memória, história: possibilidades, leituras. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2004, p. 333-374.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Documentos escolares: impactos das novas tecnologia. Revista História da Educação, v. 6, n. 11, jan./jun. 2002. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30600>. Acesso em: 29 mar. 2021.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. O rádio e a educação rural no Rio Grande do Sul (1940-1960). Revista História da Educação, v. 15 n. 35 Set./dez. p. 127-154. 2011. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/22198>. Acesso em: 29 mar. 2021.

ZAIA, Iomar Barbosa. O lugar do arquivo permanente dentro de um centro de memória escolar. Revista Brasileira de História da Educação, n° 10 jul./dez. 2005. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38650>. Acesso em: 29 mar. 2021.

Downloads

Publicado

20.05.2021

Como Citar

DE SOUZA, Joice Nunes; ALMEIDA, Diego Orgel Dal Bosco; SILVEIRA, Éder da Silva. Arquivos escolares e história da educação: o que dizem os artigos do portal de periódicos da capes/MEC (2002-2019). Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19755, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19755. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19755. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação