Educação ambiental uma proposta emancipatória na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.18614

Palavras-chave:

educação física, motricidade humana, educação ambiental, emancipação

Resumo

A temática ambiental conquista espaço no contexto educacional como tema transversal. Para contribuir neste debate, o presente artigo tem como objetivo entender a Educação Física a partir da abordagem da Ciência da Motricidade Humana como proposta Emancipatória a favor da Vida. A metodologia é do tipo pesquisa social qualitativa que desenvolveu estudo teórico exploratório sobre a Educação Física e a Educação Ambiental. As análises do estudo apontam como resultados a necessidade de uma leitura questionadora das competências da Base Nacional Comum Curricular, indicando processos educativos emancipatórios ao evidenciar o axioma da transcendência, de ser mais, e da autossuperação. Como conclusão, compreende-se que a Educação Física pode ser um componente curricular de valorização do movimento humano, da construção do corpo e da saúde, e da possibilidade de desenvolver ações em que, a criatividade, a autonomia e o senso de pertencimento, possam ser vivenciados como processos educativos dinâmicos nas práticas corporais.

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Biografia do Autor

Reard Michel Santos, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Mestre Profissional no Ensino das Ciências Ambientais

Ernesto Jacob Keim, Professor da Universidade Federal do Paraná – Centro de Estudos do Mar

Doutor em Educação - Unimep

Soraya Corrêa Domingues, Professora da Universidade Federal do Paraná – Departamento de Educação Física

Doutora em Educação Física - UFSC

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Publicado

12.07.2021

Como Citar

SANTOS, Reard Michel; KEIM, Ernesto Jacob; DOMINGUES, Soraya Corrêa. Educação ambiental uma proposta emancipatória na educação física escolar. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e18614, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.18614. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18614. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos