Os centros de interesse lidos em manuais do ensino primário: há saberes aritméticos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.19503

Palavras-chave:

saberes aritméticos, manual didático, centros de interesse

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a presença dos saberes aritméticos no manual didático “Os Centros de Interesse na Escola” (1931), escrito por Abner de Moura, a partir das apropriações do ideário de Ovide Decroly. Este trabalho foi norteado pelos estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) e estudos de Roger Chartier (1991). O manual, intitulado "Os Centros de Interesse na Escola", apresenta a proposta de Decroly e parte da observação para elaborar um programa síntese: conhecimento pela criança de suas necessidades e conhecimento do ser humano - família, escola e ambiente social, animal e vegetal. Nesta análise, o ensino de matemática não deveria ser limitado ao horário, abrangendo todo aspecto quantitativo que surgiria a partir das demais matérias. O conceito de unidade se estabeleceria na união da observação, associação e expressão, responsável por coordenar o programa de atividades, destinado a uma ideia central.

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Biografia do Autor

Juliana Chiarini Fernandes, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP


Doutora em Ciências

Referências

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Publicado

25.08.2021

Como Citar

FERNANDES, Juliana Chiarini. Os centros de interesse lidos em manuais do ensino primário: há saberes aritméticos?. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e19503, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.19503. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19503. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos