As transformações do programa institucional de bolsas de iniciação à docência a partir da análise de seus editais

Autores

  • Elciane de Jesus Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Daisi Teresinha Chapani Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.19620

Palavras-chave:

formação docente, pibid, políticas públicas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da análise dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), publicados entre os anos de 2007 e 2020, assinalando as modificações ocorridas nestes documentos, a fim de se verificar possíveis tendências. A metodologia utilizada foi a análise documental, a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostram que, a despeito do impacto positivo do Pibid nas licenciaturas, nas escolas de educação básica e na formação docente, o Programa vem passando por um processo de encolhimento, fragmentação e instrumentalização.

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Biografia do Autor

Elciane de Jesus Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda em Educação Ciências e Matemática

Daisi Teresinha Chapani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Doutora em Educação em Ciências

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Publicado

25.08.2021

Como Citar

SANTOS, Elciane de Jesus; CHAPANI, Daisi Teresinha. As transformações do programa institucional de bolsas de iniciação à docência a partir da análise de seus editais. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e19620, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.19620. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19620. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos