Do senso comum à qualificação profissional: a construção da docência de bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19764

Palavras-chave:

identidade professional, formação docente, relatos orais, docência de bebês

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com educadoras de bebês em um município da Região do Grande ABC Paulista/SP. No intuito de compreender como essas educadoras vêm constituindo sua identidade profissional, utilizou-se como procedimentos metodológicos relatos orais, fontes iconográficas e documentais. Os resultados revelaram que, nos primeiros anos, o modelo de atendimento nos berçários era, exclusivamente, assistencialista. A qualificação das profissionais se deu por meio da iniciativa das gestoras responsáveis pelas instituições, uma vez que não havia profissionais com experiência e conhecimento para atuar com bebês. Diante das demandas que surgiam no dia a dia, as educadoras foram construindo suas práticas, com base em conhecimentos de senso comum e também naqueles construídos em ações formativas desenvolvidas por diretoras e professoras das próprias unidades educacionais que buscavam referenciais teóricos para qualificar o trabalho. É possível afirmar que a creche procurava construir sua própria identidade.

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Biografia do Autor

Marilda Capitulina Costa Salgado, Docente da Rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Marta Regina Paulo da Silva, Docente-Pesquisadora do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP

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Publicado

08.06.2021

Como Citar

COSTA SALGADO, Marilda Capitulina; SILVA, Marta Regina Paulo da. Do senso comum à qualificação profissional: a construção da docência de bebês. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19764, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19764. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19764. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação