Clima escolar: a compreensão de gestores de escolas de tempo integral no município de São Caetano do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20078

Palavras-chave:

clima escolar, compreensão de gestores, escola de tempo integral

Resumo

Este estudo analisou as diretrizes e a compreensão de um grupo de gestores, do Ensino Fundamental, anos iniciais, período integral, sobre o clima escolar. A pesquisa, que ocorreu no município de maior IDH-M do Brasil, adotou metodologia qualitativa, baseada na análise de documentos e em sessões reflexivas. Os resultados mostraram que o município não dispunha de um documento efetivo para nortear o clima escolar nas escolas, situação que dificultava a construção de ações para melhorá-lo. Os participantes compreendiam o clima como algo positivo, mas não tinham conhecimentos sólidos sobre ele. Esses profissionais realizavam várias ações para manter e melhorar o clima, todavia elas eram muito mais intuitivas e não faziam parte de um projeto da instituição. As sugestões para melhorar o clima indicavam ampliação da formação profissional, criação de espaços de participação e de um projeto sobre o tema nas escolas. Os dados encontrados podem ser utilizados em cursos de formação inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Alexandra de Jesus Auger, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Janice Paulino César, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação

 

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Publicado

02.05.2022

Como Citar

AUGER, Alexandra de Jesus; GARCIA, Paulo Sérgio; CÉSAR, Janice Paulino. Clima escolar: a compreensão de gestores de escolas de tempo integral no município de São Caetano do Sul. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20078, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20078. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20078. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos