Aprendizagem e inclusão em espaço de educação não formal: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20209

Palavras-chave:

educação especial, educação não formal, paralisia cerebral, metodologia de projetos

Resumo

O presente estudo busca apresentar uma experiência de inclusão socioeducacional realizada em um ambiente de ensino não formal por intermédio da metodologia de projetos. A experiência teve como objetivo elaborar, desenvolver e expor um projeto sobre a China, empenhando-se em trabalhar as múltiplas potencialidades.  Caracterizou-se como estudo de caso, de cunho qualitativo, e utilizou a metodologia de projetos. Transcorreu durante um semestre em uma Organização da Sociedade Civil do interior paulista, que atende meninas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Foram selecionadas meninas entre 8 e 12 anos, dentre elas, uma com Paralisia Cerebral. Durante os encontros, cada grupo pesquisou uma determinada curiosidade acerca do país mencionado e em todo o processo as participantes tiveram oportunidades de escolhas sobre seu interesse a respeito da temática. A experiência foi enriquecedora para todas, inclusive para a menina com Paralisia Cerebral, que participou de todo o decurso.

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Biografia do Autor

Talita Perussi Vasconcellos, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutoranda em Educação Escolar

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Pós - Doutorado

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Publicado

08.11.2021

Como Citar

VASCONCELLOS, Talita Perussi; ORLANDO, Rosimeire Maria. Aprendizagem e inclusão em espaço de educação não formal: relato de experiência. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20209, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20209. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20209. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”