O ensino de história da África na formação continuada de professores/as da educação básica: temas e encaminhamentos pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20219

Palavras-chave:

formação de professores/as, história da África, educação antirracista

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir estratégias para formação docente para o ensino da História da África. Para isso relatamos os resultados de um curso de extensão intitulado Ações de promoção à formação de professoras e professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação Básica e, para melhor atender ao nosso intuito, priorizamos analisar as informações coletados em um dos encontros, que teve como tema a ‘História da África e do povo negro no Brasil’. No decorrer da formação fizemos um esforço para apontar estratégias que os docentes podem adotar para trabalhar com a História da África nas diferentes disciplinas escolares e concluímos que os conhecimentos oriundos dos povos africanos são cruciais para explicar os múltiplos saberes presentes no Brasil e construir uma educação antirracista.

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Biografia do Autor

Delton Aparecido Felipe, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutor em Educação

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Publicado

06.10.2021

Como Citar

FELIPE, Delton Aparecido. O ensino de história da África na formação continuada de professores/as da educação básica: temas e encaminhamentos pedagógicos. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20219, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20219. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20219. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

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Artigos