Comunicação intercultural: A escola pública italiana e os diálogos plurilinguísticos

Solange Padilha Oliveira Guimarães, Maria de Lourdes Gaspar Tavares

Resumo


Este artigo tem por tema o diálogo intercultural na formação docente, em classes plurilinguísticas. Tem-se por pressupostos teóricos os conceitos de comunicação intercultural em Giaccardi (2005) e a dialogicidade, segundo Paulo Freire (1977, 1980, 1983, 2004). A amostra analisada é composta das observações realizadas na classe plurilinguística M1, da escola pública italiana, inserida no Projeto CPIA5, na cidade de Milão, Itália, durante o ano letivo de 2018/2019. Os resultados obtidos constataram a presença de um diálogo intercultural sem a predominância de uma cultura sobre as outras, presentes naquele contexto escolar.  Como perspectivas, propõe-se a necessidade de se aprofundar os estudos nesta área, a fim de que se possam verificar os possíveis elementos formadores do trabalho docente, em classes multiculturais e plurilinguísticas.


Palavras-chave


classes plurilinguísticas; comunicação intercultural; cultura; diálogo intercultural

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DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.20322

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