Diversidade e educação de adultos: estratégias coletivas de resistências em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.5585/38.2021.20434Palavras-chave:
diversidade, educação de adultos, necropolítica, pandemiaResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de educação de adultos, por meio da construção de estratégias coletivas de resistência à necropolítica (termo conceitualizado por Achille Mbembe, 2018), diante da marginalização de grupos de mulheres, negros, LGBTQIA+, indígenas, quilombolas, ocupações urbanas, população em situação de rua, entre outros, durante o período da pandemia. Para isso, utilizou-se como metodologia análise qualitativa e busca exploratória de coletividades atuantes nas mídias/redes sociais. Como resultado, foram encontradas 33 iniciativas de agências coletivas em Belo Horizonte e Região Metropolitana, mediante informações coletadas no aplicativo Instagram. Como considerações, entende-se que a perspectiva das redes sociais pode contribuir para os desenvolvimentos desses coletivos, como evidencia Fernanda Rocha (2017), fortalecendo os grupos e auxiliando a educação coletiva de adultos, na intenção de construir uma sociedade mais justa e equânime.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos. Painel de dados da ONDH. [online]. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/paineldedadosdaondh. Acesso em: 7 de jun. de 2021.
BRASIL. Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020. Regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais. Brasilia, DF, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10282.htm. Acesso em: 10 de jun. 2021.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
CABELLO, Camila Faustinoni. A emergência da cultura e a Lei Aldir Blanc. Rede Brasil Atual, Blog na rede, 13 de jun. 2021. [online]. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2021/06/a-emergencia-da-cultura-e-a-lei-aldir-blanc/. Acesso em: 02 de jul. 2021.
CAVACO, Carmen. Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 13, n. 3, p. 220- 227, set./dez. 2009.
DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002.
GOHN, Maria da Glória. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. In: Investigar em Educação - Investigar em Educação, IIª Série, Número 1, pág.35-50, 2014. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/4. Acesso em: 02 de jul. 2021.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: RJ, Vozes, 2017.
NOIS. Núcleo de operações e inteligência em Saúde. Nota técnica 11: Análise socioeconômica da taxa de letalidade da COVID-19 no Brasil. [online]. Disponível em: https://sites.google.com/view/nois-pucrio/publica%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 07 de jul. de 2021.
MBEMBE, Archile. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. 2ª ed. Trad. Renata Santini. São Paulo: n-1 Edições, 2018.
MOREL, Ana Paula Massadar. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Trabalho, Educação e Saúde [online]. v. 19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00315. Acesso em: 07 de jun. 2021.
ROCHA, Fernanda de Brito Mota. A quarta onda do movimento feminista: o fenômeno do ativismo digital. 2017. 136f. Dissertação (Mestrado Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais ) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.
RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 76, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000300013. Acesso em 29 de jun. 2021.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.