Diversidade e educação de adultos: estratégias coletivas de resistências em tempos pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.20434

Palavras-chave:

diversidade, educação de adultos, necropolítica, pandemia

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de educação de adultos, por meio da construção de estratégias coletivas de resistência à necropolítica (termo conceitualizado por Achille Mbembe, 2018), diante da marginalização de grupos de mulheres, negros, LGBTQIA+, indígenas, quilombolas, ocupações urbanas, população em situação de rua, entre outros, durante o período da pandemia. Para isso, utilizou-se como metodologia análise qualitativa e busca exploratória de coletividades atuantes nas mídias/redes sociais. Como resultado, foram encontradas 33 iniciativas de agências coletivas em Belo Horizonte e Região Metropolitana, mediante informações coletadas no aplicativo Instagram. Como considerações, entende-se que a perspectiva das redes sociais pode contribuir para os desenvolvimentos desses coletivos, como evidencia Fernanda Rocha (2017), fortalecendo os grupos e auxiliando a educação coletiva de adultos, na intenção de construir uma sociedade mais justa e equânime.

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Biografia do Autor

Rayane Silva Guedes, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Mestranda em Educação

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Doutora em Sociologia

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Publicado

26.08.2021

Como Citar

SILVA GUEDES, Rayane; OLIVEIRA RAMOS DOS PASSOS, Daniela. Diversidade e educação de adultos: estratégias coletivas de resistências em tempos pandêmicos. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e20434, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.20434. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20434. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”