Racismo estrutural e seus efeitos necropolíticos no ensino superior: a aplicação da justiça restaurativa como instrumento de efetividade da educação igualitária e da justiça sociorracial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.20454

Palavras-chave:

ensino superior, justiça restaurativa, necropolítica, racismo

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a aplicabilidade das práticas restaurativas como instrumentos de efetividade da justiça sociorracial e da educação igualitária no ensino superior. Verifica-se que a incidência do racismo decorrente do processo histórico de exclusão dos negros revela a ineficácia da garantia da igualdade racial no espaço acadêmico. Nesse sentido, os modelos restaurativos surgem como mecanismo de transformação da educação superior em espaço de diálogo e conscientização, a fim de erradicar a incidência necropolítica do racismo. Para delinear a proposta teórica, o estudo fará abordagem dialética sobre as marcas do racismo estrutural e da necropolítica brasileira na contemporaneidade, a partir do resgate à memória da escravidão e uso de dados estatísticos sobre as desigualdades raciais no ensino superior, desmistificando os entraves da efetividade das políticas afirmativas. Ademais, a pesquisa utilizará abordagem crítico-reflexiva sobre a possibilidade do uso da Justiça Restaurativa nas universidades como instrumento de pacificação social.

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Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Sotero, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestranda em Direito

Luciano de Oliveira Souza Tourinho, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Pós-Doutor em Direitos Humanos

Universidad de Salamanca – USAL.  Salamanca – Espanha.

Doutor em Direito Público

 

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Publicado

26.08.2021

Como Citar

SOTERO, Ana Paula da Silva; TOURINHO, Luciano de Oliveira Souza. Racismo estrutural e seus efeitos necropolíticos no ensino superior: a aplicação da justiça restaurativa como instrumento de efetividade da educação igualitária e da justiça sociorracial. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e20454, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.20454. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20454. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”