Expedição Escolas do Brasil: primeiras aproximações de uma pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20576

Palavras-chave:

política educacional, cidadania global, diversidade territorial, escolas públicas, governança

Resumo

Este artigo apresenta os primeiros achados de uma pesquisa sobre a implementação de políticas educacionais em 23 escolas públicas localizadas nos seis biomas brasileiros. A pesquisa trabalha com três temas geradores – política educacional, cidadania global e diversidade territorial –, procurando identificar a presença deles na escola, e adota, como vertente teórica, a perspectiva analítica inspirada em Dale, Ball e Torres. Como procedimento metodológico, foi utilizado o modelo misto de pesquisa e o estudo de casos múltiplos. As primeiras aproximações ao tema mostram que cada escola é fruto de uma história que lhe confere uma identidade e define como as políticas e as iniciativas são acolhidas ou secundarizadas. A relação da escola com a cidadania global pareceu frágil e pouco efetiva na maioria dos estabelecimentos. Percebeu-se, ainda, que significativo número de escolas apresenta baixo compromisso com as questões ambientais e a sustentabilidade do território do entorno.

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Biografia do Autor

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutora

Iasmin da Costa Marinho, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN

Mestre

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutora

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

VIEIRA, Sofia Lerche; MARINHO, Iasmin da Costa; VIDAL, Eloisa Maia. Expedição Escolas do Brasil: primeiras aproximações de uma pesquisa. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20576, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20576. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20576. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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Artigos