A formação de conceitos científicos e a ressubordinação da memória: ressignificando práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20617

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Formação de Conceitos Científicos, Desenvolvimento da Memória.

Resumo

Este estudo discute a formação dos conceitos científicos e o desenvolvimento da memória de alunos entre a primeira infância e a adolescência.  Caracteriza-se como teórico/bibliográfico, pautado na Psicologia Histórico-Cultural, e documental, com ênfase no Referencial Curricular do Paraná (2018). O currículo escolar, como tem se desenhado na legislação vigente, não ampara a prática docente. O Referencial Curricular do Paraná, que orienta a Educação Infantil e o Ensino Fundamental desde o início de 2020, não demonstra preocupação no sentido de aproximar teoria e prática, fragiliza-se teoricamente ao não relacionar estreitamente os pressupostos epistemológicos com o trabalho em sala de aula. Assim, nesse contexto, considera-se que a formação continuada dos professores proposta pelo Paraná não tem contribuído para a formação dos conceitos científicos e o desenvolvimento da memória de alunos da educação básica.

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Biografia do Autor

Solange de Castro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

Doutorado em Educação/UFRG

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

Mestrado em Educação/UNIOESTE

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Publicado

10.01.2022

Como Citar

CASTRO, Solange de; ROSSETTO, Elisabeth. A formação de conceitos científicos e a ressubordinação da memória: ressignificando práticas docentes. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20617, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20617. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20617. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos