Perfil sociodemográfico e da violência de alunos da educação básica de escolas do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20624

Palavras-chave:

violência escolar, bullying, adolescentes

Resumo

O presente trabalho apresenta dados do perfil sociodemográfico e da violência escolar praticada e sofrida por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas do Rio de Janeiro. O material faz parte de uma pesquisa interinstitucional, que tem como objetivo melhorar a compreensão do fenômeno e auxiliar na busca por estratégias de enfrentamento. Como metodologia, foi realizada uma análise quantitativa e descritiva, através de dados coletados em questionário do tipo Escala Likert. Os resultados revelam uma maior frequência de sentimentos de felicidade nos agressores, enquanto que, nas vítimas, prevalecem sentimentos ruins, como tristeza e desconsideração. Identificamos, ainda, características dos agressores e vítimas, como popular/forte e impopular/fraco, respectivamente. Por fim, tais resultados apontam o impacto do processo de formação, seja escolar ou familiar (por exemplo, a falta de respeito) sobre a agressividade praticada pelos alunos. Identificamos consequências graves, evidenciando a urgência das políticas de enfrentamento no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Marina Maldonado Marins Lopes, Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro – NUTES/UFRJ

Mestre em Educação em Ciências e Saúde

Maria Pires Domingues Cardoso Guedes, Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro – NUTES/UFRJ

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas

Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro – NUTES/UFRJ

Doutora em Educação

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Publicado

22.11.2021

Como Citar

LOPES, Marina Maldonado Marins; GUEDES, Maria Pires Domingues Cardoso; VERMELHO, Sônia Cristina Soares Dias. Perfil sociodemográfico e da violência de alunos da educação básica de escolas do Rio de Janeiro. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20624, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20624. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20624. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”