Visitando memórias, descobrindo sentidos – a escuta de egressos do programa curumim do sesc

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20626

Palavras-chave:

educação não formal, programa curumim, formação do sujeito, memórias

Resumo

Este artigo é decorrente de uma pesquisa mais ampla sobre a educação não formal e objetiva refletir sobre as implicações e as contribuições da participação em outros espaços de educação na vida dos sujeitos, inclusive em sua trajetória escolar. A pesquisa foi realizada com egressos do Programa Curumim do Sesc e constituiu-se de uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, assentada teoricamente nos estudos de Gadotti (2005), Gohn (2006) e Bourdieu (2003a, 2003b). As falas dos egressos foram analisadas com base na análise de conteúdos proposta por Bardin (2011), organizando-se em categorias os temas recorrentes, o que permitiu identificar a significância da participação dos sujeitos em espaços de educação não formal e suas repercussões na valorização da vida escolar, na preparação para os desafios e decisões da vida adulta e na inserção na comunidade.

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Biografia do Autor

Silvio Luiz da Costa, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Educação

Cleusa Vieira da Costa, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestre em Educação

Tayna Meireles de Morais, Universidade de Taubaté - UNITAU

Graduada em Pedagogia

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Publicado

25.10.2021

Como Citar

DA COSTA, Silvio Luiz; DA COSTA, Cleusa Vieira; DE MORAIS, Tayna Meireles. Visitando memórias, descobrindo sentidos – a escuta de egressos do programa curumim do sesc. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20626, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20626. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20626. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”