A formação continuada do pedagogo numa perspectiva reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21066

Palavras-chave:

aprendizagem, formação continuada, pedagogo, reflexibilidade

Resumo

O pedagogo é o profissional no interior das instituições educativas responsável pela formação continuada dos docentes, sendo, portanto, necessário, a busca constante pela qualificação. Com o intuito de pesquisar a identidade deste profissional num processo de reflexão, o grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada do Pedagogo (PUCPR) ofertou no segundo semestre de 2018, um programa de formação continuada. Participaram 16 pedagogos da rede pública e privada de ensino de Curitiba-PR e região metropolitana. Este artigo tem como objetivo compreender a percepção dos pedagogos participantes de um programa de formação continuada que oportunizou a reflexão sobre a aprendizagem com vistas ao autodesenvolvimento. A metodologia adotada foi a qualitativa na visão da fenomenologia hermenêutica. Para análise foi utilizado o protocolo de observação do primeiro encontro de formação e três questões da entrevista semiestruturada. Como resultado do estudo, constatou-se que a formação continuada se ratifica como uma condição importante para a ressignificação e reorganização das ações, pois possibilita a reflexão do sujeito e dos espaços de aprendizagem, permitindo transformar-se dentro de um processo de emancipação para o desenvolvimento profissional. Constata-se que na rede pública a formação continuada ocorre de forma única, a mesma formação é oferecida para professores, gestores e pedagogos enquanto na rede privada acontece por meio de assessorias especializadas com o intuito de atender aos problemas latentes.

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Biografia do Autor

Rose Maria Zaionz da Rocha Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC.

Especialista em Políticas Públicas

 

Marcelo Bolfe, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC.

Mestre em Educação

 

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC.

Doutora em Educação

 

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Publicado

17.01.2022

Como Citar

CARVALHO, Rose Maria Zaionz da Rocha; BOLFE, Marcelo; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. A formação continuada do pedagogo numa perspectiva reflexiva. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21066, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21066. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21066. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos