Percursos formativos na educação: experiências estéticas, memórias e narrativas
DOI:
https://doi.org/10.5585/41.2022.21215Palavras-chave:
experiência estética, narrativas, percursos formativosResumo
O artigo reflete sobre algumas questões referentes a uma pesquisa realizada em um núcleo de pesquisa em arte na educação, vinculado a uma universidade comunitária. O objetivo do referido artigo é compreender a experiência estética como propulsora de sensibilidades nos percursos formativos da educação, imbricadas na ação docente. A questão de pesquisa, surgiu no núcleo, que tem reiterado a relevância da experiência estética como fundamental na constituição humana. Ou seja, é necessário cultivar as sensibilidades ao longo da existência humana. A narrativa foi a abordagem escolhida e possibilitou o revisitamento de fragmentos de nossas experiências nos percursos formativos, por meio da escuta, das memórias, das narrativas e da partilha sensível. As pistas e efeitos nos apontaram como resultado final, que a experiência estética, memorizada ou não, deixa lastros nos percursos formativos, evidenciando o lugar-tempo, habitado em cada um de nós e refletido no outro.
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