Percursos formativos na educação: experiências estéticas, memórias e narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21215

Palavras-chave:

experiência estética, narrativas, percursos formativos

Resumo

O artigo reflete sobre algumas questões referentes a uma pesquisa realizada em um núcleo de pesquisa em arte na educação, vinculado a uma universidade comunitária. O objetivo do referido artigo é compreender a experiência estética como propulsora de sensibilidades nos percursos formativos da educação, imbricadas na ação docente. A questão de pesquisa, surgiu no núcleo, que tem reiterado a relevância da experiência estética como fundamental na constituição humana. Ou seja, é necessário cultivar as sensibilidades ao longo da existência humana. A narrativa foi a abordagem escolhida e possibilitou o revisitamento de fragmentos de nossas experiências nos percursos formativos, por meio da escuta, das memórias, das narrativas e da partilha sensível. As pistas e efeitos nos apontaram como resultado final, que a experiência estética, memorizada ou não, deixa lastros nos percursos formativos, evidenciando o lugar-tempo, habitado em cada um de nós e refletido no outro.

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Biografia do Autor

Silva Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutorado em Engenharia da Produção - UFSC

Jaqueline Almeida Camargo, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestrado em Educação - UNIVILLE

Allan Henrique Gomes, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutorado em Psicologia - UFSC

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Publicado

10.05.2022

Como Citar

PILLOTTO, Silva Sell Duarte; CAMARGO, Jaqueline Almeida; GOMES, Allan Henrique. Percursos formativos na educação: experiências estéticas, memórias e narrativas. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21215, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21215. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21215. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos