Desenvolvimento profissional docente na Educação de jovens e adultos: o estado das produções acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21488

Palavras-chave:

formação de professores, desenvolvimento profissional docente, Educação de jovens e adultos

Resumo

Objetiva-se conhecer, por meio deste artigo, as produções acadêmicas publicadas entre os anos de 2014 e 2020 nos bancos de dissertações e teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) que abordam a temática da formação de professores sob a perspectiva do desenvolvimento profissional docente na Educação de jovens e adultos. Com esse levantamento do tipo Estado da Arte, verificou-se que as 27 produções escolhidas tratam o desenvolvimento profissional docente como um processo contínuo, inacabado, que abrange diferentes fases e tem a etapa de continuidade como essencial, pois contribui para a reflexão entre teoria e prática,  para a construção dos saberes necessários ao desenvolvimento e valorização das singularidades dos estudantes jovens e adultos e para o reconhecimento do espaço escolar e das experiências que todos os envolvidos no processo de aprendizagem vivenciam como práticas formativas.

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Biografia do Autor

Ludmila Alves Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Mestranda em Educação

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Pós-doutorando em Educação

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Publicado

21.06.2022

Como Citar

DIAS, Ludmila Alves; CUNHA JÚNIOR, Adenilson Souza. Desenvolvimento profissional docente na Educação de jovens e adultos: o estado das produções acadêmicas. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21488, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21488. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21488. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos