Desenvolvimento profissional docente na Educação de jovens e adultos: o estado das produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/41.2022.21488Palavras-chave:
formação de professores, desenvolvimento profissional docente, Educação de jovens e adultosResumo
Objetiva-se conhecer, por meio deste artigo, as produções acadêmicas publicadas entre os anos de 2014 e 2020 nos bancos de dissertações e teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) que abordam a temática da formação de professores sob a perspectiva do desenvolvimento profissional docente na Educação de jovens e adultos. Com esse levantamento do tipo Estado da Arte, verificou-se que as 27 produções escolhidas tratam o desenvolvimento profissional docente como um processo contínuo, inacabado, que abrange diferentes fases e tem a etapa de continuidade como essencial, pois contribui para a reflexão entre teoria e prática, para a construção dos saberes necessários ao desenvolvimento e valorização das singularidades dos estudantes jovens e adultos e para o reconhecimento do espaço escolar e das experiências que todos os envolvidos no processo de aprendizagem vivenciam como práticas formativas.
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