A robótica e o pensamento computacional na educação: Uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21524

Palavras-chave:

ensino híbrido, pensamento computacional, aprendizagem criativa, robótica.

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência do projeto de aplicação prática na educação básica, sendo sua  proposta metodológica a avaliação da aprendizagem no decorrer da realização de aulas/oficinas, de modo que os alunos tanto desenvolvem conhecimentos conceituais como praticam na criação de robôs,  por meio de atividades práticas e em concordância com o currículo escolar, adquirindo conhecimentos da evolução das tecnologias e os fundamentos da robótica sustentável de baixo custo ou com sucatas, conceitos de programação básica e a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, atrelados aos conceitos da disciplina de matemática.  Como principais resultados, apresenta-se uma sistematização para a autoaprendizagem e autoavaliação dos alunos em todo o processo de ensino e aprendizagem, fundamentada na teoria do Pensamento Computacional e na Aprendizagem Criativa.

 

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Biografia do Autor

Luis Antonio Ccopa Ybarra, Universidade Anhembi Morumbi Anima Educação

Pós-doutorado em Engenharia de Materiais - Nanotecnologia pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Pesquisador Doutor Colaborador na Universidade Federal do ABC - UFABC. Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados na Universidade Federal do ABC - UFABC (2010), Formado em Engenharia Mecânica Plena pelo Centro Universitário da FEI (1985), Mestrado em Engenharia de Processos Industriais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT (2005) e Mestrado Multidisciplinar em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2007).

Marisa Soares, Universidade Federal do ABC – UFABC.

Professora Visitante da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutorado em Educação (UNINOVE). Mestrado em Educação (UMESP). Licenciatura Plena em Letras (FASB). Bacharelado em Pedagogia (UNINOVE). Especialização em Epistemologias do Sul (CLACSO). Pesquisadora do grupo de pesquisa de Filosofia da Educação GRUPEFE - UNINOVE.

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Publicado

04.04.2022

Como Citar

CCOPA YBARRA, Luis Antonio; SOARES, Marisa. A robótica e o pensamento computacional na educação: Uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em projetos. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21524, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21524. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21524. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”