Comunicação científica no Brasil: a relevância de Mikhail Bakhtin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21598

Palavras-chave:

Bakhtin, comunicação científica, educação científica, análise do discurso, Brasil

Resumo

A psicologia histórico-social tem grande relevância em diversas áreas do conhecimento, inclusive nos discursos que envolvem a Comunicação Científica. Nesse sentido, este artigo revisou as publicações sobre Comunicação Científica que utilizaram Bakhtin como referencial teórico. Foi feita uma revisão bibliográfica de obras que relacionam Bakhtin ao processo de Comunicação Científica, uma vez que se entende que esse processo está enraizado em ideologias e interesses em seu discurso. Assim, uma revisão de trabalhos publicados no Brasil, que relacionam a questão da Comunicação Científica com a Educação Científica, e que utilizam Bakhtin como referencial teórico, a fim de mostrar a relevância do autor para a área. Os trabalhos serão apresentados, resumidamente, em ordem cronológica (e alfabética dentro do mesmo ano) de publicação. Pode-se dizer que Bakhtin tem grande importância nas discussões para a construção de uma sociedade mais crítica em relação às práticas de Ciência e Tecnologia (C&T).

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Biografia do Autor

Fernando Barcellos Razuck, Instituto de Radioproteção e Dosimetria – IRD

Doutor em Educação

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Faculdade de Educação / Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Doutora em Educação

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Publicado

14.06.2022

Como Citar

RAZUCK, Fernando Barcellos; RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. Comunicação científica no Brasil: a relevância de Mikhail Bakhtin. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21598, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21598. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21598. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos