Formação continuada de professores e Paulo Freire: sobre atualidade e necessidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/42.2022.21629Palavras-chave:
formação continuada dos professores, Paulo Freire, Pedagogia da autonomia, práxis pedagógicasResumo
Este artigo apresenta apontamentos sobre a formação continuada de professores numa perspectiva contra hegemônica ao projeto político neoliberal da extrema direita das atuais políticas educacionais no Brasil. O alicerce teórico-metodológico que fundamenta este estudo é a obra de Paulo Freire, com ênfase na Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (1996). Freire tem uma contribuição singular para o campo da formação de professores e a defesa incondicional da educação como processo ético, intelectual e político articulado entre teoria e prática, formando sujeitos transformadores da ordem social, econômica, social e cultural. As principais considerações do estudo abordam os desafios diante do retrocesso das políticas públicas para educação. Ressalta-se a aproximação dos conceitos que utilizamos como formação continuada com o conceito de formação permanente exposto na obra freireana, que também pode ser considerado, dado seu caráter ontológico, como uma categoria de análise. Reafirmamos a necessidade de ampliar e fortalecer os espaços de formação permanente de professores inseridos em um determinado contexto histórico, a partir de sua relação dialética.
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