Formação continuada de professores e Paulo Freire: sobre atualidade e necessidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.21629

Palabras clave:

formação continuada dos professores, Paulo Freire, Pedagogia da autonomia, práxis pedagógicas

Resumen

Este artigo apresenta apontamentos sobre a formação continuada de professores numa perspectiva contra hegemônica ao projeto político neoliberal da extrema direita das atuais políticas educacionais no Brasil. O alicerce teórico-metodológico que fundamenta este estudo é a obra de Paulo Freire, com ênfase na Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (1996). Freire tem uma contribuição singular para o campo da formação de professores e a defesa incondicional da educação como processo ético, intelectual e político articulado entre teoria e prática, formando sujeitos transformadores da ordem social, econômica, social e cultural. As principais considerações do estudo abordam os desafios diante do retrocesso das políticas públicas para educação. Ressalta-se a aproximação dos conceitos que utilizamos como formação continuada com o conceito de formação permanente exposto na obra freireana, que também pode ser considerado, dado seu caráter ontológico, como uma categoria de análise. Reafirmamos a necessidade de ampliar e fortalecer os espaços de formação permanente de professores inseridos em um determinado contexto histórico, a partir de sua relação dialética.

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Biografía del autor/a

Janaina Aparecida de Mattos Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Políticas Pública e Formação Humana

Fernando José Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação

Gisele de Souza Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras

 

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Publicado

2022-09-02

Cómo citar

DE MATTOS ALMEIDA, Janaina Aparecida; MARTINS, Fernando José; GONÇALVES, Gisele de Souza. Formação continuada de professores e Paulo Freire: sobre atualidade e necessidade. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e21629, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.21629. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21629. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”