Educação inclusiva: desafios e dificuldades no cotidiano da escola comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21981

Palavras-chave:

políticas educacionais de educação especial e inclusiva, formação continuada de professores, educação especial e inclusiva

Resumo

O presente estudo versa sobre as dificuldades e os desafios dos professores das classes comuns ao incluir Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE). O objetivo da pesquisa é analisar a lacuna teórico/prática que os professores da sala regular enfrentam para trabalhar com os EPAEE e quais estratégias diminuiriam as dificuldades. A metodologia baseia-se nos conhecimentos produzidos sobre as concepções e as dificuldades dos professores da Educação Básica que atuam com os EPAEE com estudo analítico-interpretativo de análise documental e bibliográfica. Os resultados demonstram que, geralmente, os professores utilizam o conhecimento tácito, moldado pelas experiências, práticas e situações vividas e exercem pouca reflexão sobre as formas e os mecanismos pedagógicos existentes. Os cursos de formação inicial não trazem conhecimentos suficientes relacionados à educação especial e inclusiva, logo, a formação contínua seria um meio para o sucesso ao se empreender a inclusão no âmbito escolar das redes regulares de ensino.

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Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Augusto Ferrari, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Mestra em Educação

Rosana Cristina Miranda Dugois, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Especialista em Educação

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Doutora em Educação e Currículo

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Publicado

11.07.2022

Como Citar

AUGUSTO FERRARI, Fernanda Aparecida; MIRANDA DUGOIS, Rosana Cristina; TOMOE MORIYA SCHLÜNZEN, Elisa. Educação inclusiva: desafios e dificuldades no cotidiano da escola comum. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21981, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21981. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21981. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos