Processos educativos escolares: implicação na construção do foreground de jovens do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22305

Palavras-chave:

ensino fundamental, processos educativos, jovens, foreground

Resumo

O artigo objetiva investigar em que medida os processos educativos escolares favorecem a estruturação do foreground de jovens matriculados no nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na região oeste de Santa Catarina. O conceito de foreground é colocado em tela a partir das contribuições da Educação Matemática Crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou as ferramentas do grupo focal para coleta de dados. A análise dos dados ocorreu a partir da Análise Textual Discursiva. Entre os resultados destaca-se que os jovens, participantes desta pesquisa, reconhecem dois aspectos escolares que podem auxiliar na estruturação dos seus foregrounds:  os aspectos pedagógicos e os aspectos emocionais.

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Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Doutora em Educação

Luci dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

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Publicado

13.09.2022

Como Citar

TESSARO, Mônica; BERNARDI, Luci dos Santos. Processos educativos escolares: implicação na construção do foreground de jovens do ensino fundamental. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22305, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22305. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22305. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos