A construção da problemática da pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/42.2022.22330Palavras-chave:
problemática de pesquisa, projeto de pesquisa, problema de pesquisaResumo
A problemática de uma pesquisa refere-se à seleção e ao ordenamento dos componentes relativos ao foco de determinada investigação. Todavia, essa construção tem sido tarefa desafiadora para estudantes da pós-graduação no momento de estruturarem o projeto de pesquisa. O estudo apresentado com base em pesquisa de delineamento bibliográfico teve por objetivo discutir, de maneira analítica, questões concernentes à formulação da problemática de uma pesquisa em educação. Concluímos que a construção da problemática implica a escolha do tema, a necessidade do uso de linguagem clara e adequada, a elaboração de uma questão geral e de uma questão específica de pesquisa, a delimitação dos objetivos e ou questões. Tal processo permite ao pesquisador iniciante desenvolver sua reflexão, autorreflexão, criação e senso crítico acerca dos conhecimentos produzidos em sua área de interesse, de modo a elucidar as questões da realidade que o inquietam.
Downloads
Referências
BANDA DE MÖEBIUS. Disponível em:
https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk03UAkOGw06284tCqBVkVUwW-QfQ2A Acesso em: 31dez. 2020.
BEILLEROT, J. La recherchee en ducation en France: résultats d’enquêtes sur les centres de recherches et les périodiques. Revue Suisse des sciences de l’éducation, nº 1, 22º Année, Fribourg, Suisse: 2000, p.145 – 163. Disponível em: https://nbnresolving.org/urn:nbn:de:0111-opus-36418
https://doi.org/10.25656/01:3641 Acesso em 11 abril. 2022
BLOOM, B. Taxionomia de objetivos educacionais. Porto Alegre: Globo, 1973.
BOUCHARD, Y. De la problematique au problème de recherche. In: KARSENTI, Thierry; SAVOIE-ZAJC, Lorraine. Introduction à la recherche en éducation. 2. ed. Sherbrooke/Canada: Éditions du CRP, 2000, p. 79-98.
CHARBONNEAU, C. Problématique et hypothèse d’une recherche. In: ROBERT, Michèle. Fondements et étapes de la recherches scientifique en psychologie. Paris: Maloine, 1988.
CHEVRIER, J. La specification de la problématique. In: GAUTHIER, Benoît (Dir.). De la problématique à la collecte des données. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2000.
CORAZZA, S. M. Manual infame... mas útil, para escrever uma boa proposta de tese ou dissertação. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Orgs.). A bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2 ed. Florianópolis: Editora da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006.
COSTA, M. V. Uma agenda para jovens pesquisadores. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org). Caminhos investigativos II. Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 3 ed., Porto Alegre: ARTMED, 2010.
FABRE, M. Qu’est-ce que problématiser? Gèneses de um paradigme. Recherches em éducation, nº 6, janvier, 2009. Disponível em https://doi.org/10.4000/ree.4093 Acesso em 11 abril, 2022
GATTI, B. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2007.
GATTI, B. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, p. 13-34, jan./abr. 2012.
GHEDIN e FRANCO. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MACE, G. Guide d’élaboration d’un projet de recherche. Laval: Les presses de l’Université Laval, 1988.
MACEDO, R. S., GALEFFI, D. e PIMENTEL, Á. Um rigor outro. Sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador, EDUFBA, 2009.
NASCIMENTO, I. P. O que busco em ti? Olhares, recortes, apreensões e cortes. In:
NASCIMENTO, I. P. (Org.) Escrituras imagens e sentidos. Saberes sobre o objeto de pesquisa em educação. Belém, Pará: Cromos, 2011.
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
RIBAS, E.; LIMA, V.; HARRES, J.; LAHM, R. Análise da construção de problemas de pesquisa e das considerações finais em teses da área de Ensino de Matemática”, Revista Pesquisa Qualitativa, v. 4, n. 6, p. i-ii, dez. 2016.
SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: André, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 9 ed. 2008.
SOUSA S., B. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VAN DER M., J. M. Méthodes de recherche pour l’éducation. Bruxelles: De Boeck Université, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 855
- PDF 616