A construção da problemática da pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22330

Palavras-chave:

problemática de pesquisa, projeto de pesquisa, problema de pesquisa

Resumo

A problemática de uma pesquisa refere-se à seleção e ao ordenamento dos componentes relativos ao foco de determinada investigação. Todavia, essa construção tem sido tarefa desafiadora para estudantes da pós-graduação no momento de estruturarem o projeto de pesquisa. O estudo apresentado com base em pesquisa de delineamento bibliográfico teve por objetivo discutir, de maneira analítica, questões concernentes à formulação da problemática de uma pesquisa em educação. Concluímos que a construção da problemática implica a escolha do tema, a necessidade do uso de linguagem clara e adequada, a elaboração de uma questão geral e de uma questão específica de pesquisa, a delimitação dos objetivos e ou questões. Tal processo permite ao pesquisador iniciante desenvolver sua reflexão, autorreflexão, criação e senso crítico acerca dos conhecimentos produzidos em sua área de interesse, de modo a elucidar as questões da realidade que o inquietam. 

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Biografia do Autor

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana – PPGE

Pós-Doutora e Doutora em Educação

 

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Publicado

14.10.2022

Como Citar

RIBEIRO, Marinalva Lopes. A construção da problemática da pesquisa em educação. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22330, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22330. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22330. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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Artigos