Liberdade e democracia: construção da emancipação humana em Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22376

Palabras clave:

educação popular, emancipação humana, democracia, liberdade

Resumen

Paulo Freire apresentou, em seus estudos, questões pertinentes à educação, abordou as práticas libertadoras e participativas, visando esclarecer que não era possível falar de educação libertadora sem apontar o conceito da pedagogia libertadora. Diante deste cenário, realizamos a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de abranger, através da literatura, e exemplificar alguns elementos de compreensão em uma abordagem relacionada aos campos da educação, liberdade e democracia. Buscamos apresentar os resultados e ideias gerais de Paulo Freire e a relação de homens e mulheres da nossa sociedade, os impactos de seus escritos e reflexões para a educação durante sua trajetória intelectual reconhecida mundialmente.

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Biografía del autor/a

Sonia Maria Zanezi Peres, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás

Doutoranda em Educação

Lucia Helena Rincón Afonso, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Doutora em Educação

Gleison Peralta Peres, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Doutorando em Educação

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Publicado

2022-12-16

Cómo citar

ZANEZI PERES, Sonia Maria; RINCÓN AFONSO, Lucia Helena; PERES, Gleison Peralta. Liberdade e democracia: construção da emancipação humana em Paulo Freire. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22376, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22376. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22376. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”