Negacionismo, revisionismo e ausência: gênero e sexualidade, em Planos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.22465

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, planos de Educação

Resumo

O texto discute, circunstancialmente, o tema gênero e sexualidade, em alguns Planos Municipais de Educação sul-rio-grandenses, a partir de uma amostra intencional não probabilística composta por planos de educação dos doze maiores municípios do Rio Grande do Sul.  O texto assenta-se em uma pesquisa descritiva, construída a partir de uma metodologia dialética, com procedimento analítico reconstrutivo e pesquisa documental.  O texto expõe as menções e ausências dos temas ‘gênero e sexualidade’ nos planos examinados, refletindo, particularmente, sobre os três municípios que tratam o tema com ações que se alinham aos conceitos de negacionismo e revisionismo.  Traça cinco argumentos sobre as discussões de gênero e sexualidade na educação básica e, como conclusão, infere: a) a ausência da pauta nos PMEs examinados; b) o caráter alegórico sem efeito prático das menções e, c) o contexto dos movimentos de revisionismo.  Tais inferências sugerem que a pauta ‘gênero e sexualidade’ ainda é incipiente em PMEs do estado.

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Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo – UPF

Doutora em Educação

 

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Publicado

26.08.2022

Como Citar

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Negacionismo, revisionismo e ausência: gênero e sexualidade, em Planos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e22465, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.22465. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22465. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”