A desconstrução da naturalização do conceito de gênero na formação de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22466

Palavras-chave:

Educação Física, gênero, formação pedagógica

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo longitudinal e analisa resultados obtidos na primeira fase do projeto “As questões de gênero na formação de professores para educação básica: um olhar transdisciplinar”, submetido ao edital de Consórcio Acadêmico para o Ensino de Graduação-CAEG, da Universidade de São Paulo (USP). O objeto de estudo consiste na desconstrução da naturalização do conceito de gênero na formação de professores de Educação Física, em função das constantes manifestações de preconceitos e da falta de informações a respeito do assunto, que impactam diretamente o cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória, de abordagem mista, com elementos de cunho qualitativo e quantitativo. O estudo evidenciou que a desconstrução da naturalização do conceito de gênero configura-se como um processo gradativo que requer esforços, ações e reflexões contínuas na preparação profissional.

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Biografia do Autor

Leandro Baroni Câmara Pontes, Universidade de São Paulo-USP

Mestrando em Ciências

Cristina de Matos Martins, Universidade de São Paulo-USP

Doutoranda em Ciências

Sergio Roberto Silveira, Universidade de São Paulo-USP

Doutor em Ciências

 

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Publicado

04.10.2022

Como Citar

CÂMARA PONTES, Leandro Baroni; MARTINS, Cristina de Matos; SILVEIRA, Sergio Roberto. A desconstrução da naturalização do conceito de gênero na formação de professores de Educação Física. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22466, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22466. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22466. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos