Gênero e sexualidade no ambiente escolar: o papel docente e alguns apontamentos pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.22473

Palavras-chave:

gênero, sexualidades, educação escolar, docência

Resumo

O presente artigo, de caráter teórico, apresenta reflexões sobre o papel docente nas discussões de gênero e sexualidades no ambiente escolar, partindo da compreensão que, para se construir um espaço-tempo seguro para todas e todos as/os envolvidas/os no contexto escolar, é necessário que haja uma estruturação pedagógica que possibilite o desenvolvimento pleno de todas as subjetividades e experiências, não deixando espaços para as violências. Ainda, são oferecidos alguns apontamentos didático-metodológicos que possibilitem encaminhamentos iniciais e pedagógicos para o debate da temática na sala de aula. Em conclusão, defende-se que tanto a escola quanto a/o docente, ao adotar um posicionamento crítico diante das práticas LGBTfóbicas, contribui amplamente para uma trajetória escolar segura e saudável de todas/os as/os sujeitas/os envolvidas/os no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Bruna Gabrielle Lopes, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Mestranda em Educação

Marcielly Cristina Moresco, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutora em Educação

 

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Publicado

29.08.2022

Como Citar

LOPES, Bruna Gabrielle; MORESCO, Marcielly Cristina. Gênero e sexualidade no ambiente escolar: o papel docente e alguns apontamentos pedagógicos. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e22473, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.22473. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22473. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”