As Exigências do Programa Escola 10 na perspectiva dos seus agentes implementadores

Wellyngton Chaves Monteiro da Silva, Maria das Graças Correia Gomes, Nalú Farenzena

Resumo


Este artigo é um recorte de pesquisa mais abrangente, de análise da implementação do Programa Escola 10, de Alagoas. A abordagem é qualitativa e abrange entrevistas com agentes da política e pesquisa documental, optando-se por utilizar a análise de conteúdo na interpretação das entrevistas. A partir das entrevistas foram definidas categorias de análise, dentre estas a de exigências do Programa, analisada neste artigo. Verificou-se que houve resistência por parte de diversos implementadores, e dentre os fatores que a motivaram está o descrédito de mais uma política que pode ser descontinuada com a mudança de governo, a falta de valorização profissional e reconhecimento do papel docente no processo, além da elevada cobrança e pressão para o cumprimento das metas do Programa. Os critérios de competição e concorrência para alcançar os prêmios oferecidos parecem estar à frente do objetivo de melhoria na qualidade da educação pública do estado.


Palavras-chave


Programa Escola 10; política pública de educação; análise de conteúdo; análise de política pública; educação básica em Alagoas

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DOI: https://doi.org/10.5585/42.2022.22693

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