As Exigências do Programa Escola 10 na perspectiva dos seus agentes implementadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22693

Palavras-chave:

Programa Escola 10, política pública de educação, análise de conteúdo, análise de política pública, educação básica em Alagoas

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa mais abrangente, de análise da implementação do Programa Escola 10, de Alagoas. A abordagem é qualitativa e abrange entrevistas com agentes da política e pesquisa documental, optando-se por utilizar a análise de conteúdo na interpretação das entrevistas. A partir das entrevistas foram definidas categorias de análise, dentre estas a de exigências do Programa, analisada neste artigo. Verificou-se que houve resistência por parte de diversos implementadores, e dentre os fatores que a motivaram está o descrédito de mais uma política que pode ser descontinuada com a mudança de governo, a falta de valorização profissional e reconhecimento do papel docente no processo, além da elevada cobrança e pressão para o cumprimento das metas do Programa. Os critérios de competição e concorrência para alcançar os prêmios oferecidos parecem estar à frente do objetivo de melhoria na qualidade da educação pública do estado.

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Biografia do Autor

Wellyngton Chaves Monteiro da Silva, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Doutor em Educação

Maria das Graças Correia Gomes, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Doutora em Educação

Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutora em Educação

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Publicado

19.10.2022

Como Citar

SILVA, Wellyngton Chaves Monteiro da; GOMES, Maria das Graças Correia; FARENZENA, Nalú. As Exigências do Programa Escola 10 na perspectiva dos seus agentes implementadores. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22693, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22693. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22693. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos