Moradia estudantil e índice de desempenho acadêmico: análise quantitativa na Universidade Federal da Grande Dourados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22834

Palavras-chave:

programa nacional de assistência estudantil, moradia estudantil, desempenho acadêmico, pesquisa quantitativa

Resumo

A disponibilização de moradia estudantil viabiliza que os universitários concluam seus estudos. Assim, objetivou testar a hipótese de que a moradia estudantil tem reflexo positivo no desempenho acadêmico e as possíveis diferenciações entre estudantes de tempo parcial com os de tempo integral. Através da pesquisa quantitativa e descritiva, a amostra final evidenciou que a participação no programa de moradia estudantil não tem reflexo positivo no desempenho acadêmico. A ideia de que o aluno de curso parcial residente na moradia teria desempenho superior ao aluno de curso integral foi suportada. Os resultados evidenciam que a moradia é uma ação importante no rol das ações da assistência estudantil, mas que como uma ação isolada não atinge a melhoria esperada no desempenho do acadêmico, ao contrário do que havia sido defendido na literatura. A pesquisa amplia contribuição empírica na discussão teórica da política de assistência estudantil na ótica da eficiência e de resultados, e contribui em ampliar as variáveis relacionadas ao desempenho acadêmico.

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Biografia do Autor

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Doutor em Administração 

 

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutor em Administração 

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Pós-Doutor em Administração 

 

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Publicado

31.01.2023

Como Citar

CINTRA, Renato Fabiano; RIBEIRO, Ivano; COSTA, Benny Kramer. Moradia estudantil e índice de desempenho acadêmico: análise quantitativa na Universidade Federal da Grande Dourados. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22834, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22834. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22834. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos