n. 43 (2023): Fluxo contínuo

Dossiê Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

n. 43, jan./abr. 2023


 

Publicado: 23.01.2023

Editorial

  • Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
    e24371
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.24371

Entrevista

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"

  • A educação infantil e as condições de trabalho docente no plano municipal de educação de uma cidade do interior da Bahia

    Érika da Cruz Gonçalves Noberto, Michael Daian Pacheco Ramos, Osni Oliveira Noberto da Silva
    e23615
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23615
  • Contribuições da supervisão escolar na transição das crianças da educação infantil ao ensino fundamental

    Luciana Ramalho Santana Mandu, Lígia de Carvalho Abões Vercelli
    e23982
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23982
  • Brincar, fotografar, produzir culturas: experiências estéticas de crianças na creche

    Marta Regina Paulo da Silva, Vanilza Ramos Rodrigues Oliveira
    e23634
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23634
  • A Matemática na prática dos professores de Educação Infantil

    Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer
    e23816
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23816
  • Prospecções do ensino de arte na Educação Infantil: currículo, políticas públicas e suas aproximações com as práticas pedagógicas

    Regina Ridão Ribeiron de Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula
    e23787
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23787
  • Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?

    Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Rodrigo Gonçalves Duarte, Ida Carneiro Martins
    e23762
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23762
  • Práticas Pedagógicas da Educação Infantil: olhares da coordenação pedagógica do município de Sobral – Ceará

    Maria Keila de Araújo Carneiro, Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento, Cecília Rosa Lacerda
    e23891
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23891
  • Violência sexual e literatura infantil: uma ferramenta pedagógica de proteção contra as violações de direitos das crianças

    Rosana Trindade de Matos, Márcio de Oliveira
    e23892
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23892
  • Diálogos sobre alfabetização e letramento no universo da Educação Infantil

    Aline Juliana Oja Persicheto, Marcia Cristina Argenti
    e23895
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23895
  • Práticas de leitura e contação de histórias: potencializando o desenvolvimento de atitudes leitoras na infância

    Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Katya Luciane de Oliveira
    e23904
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23904
  • Implicações da formação continuada em serviço promovida pela coordenação pedagógica à qualificação da prática docente na Educação Infantil

    Andreia Roncaglio Geraldo, Rita Buzzi Rausch
    e23880
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23880
  • As hortas escolares nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil

    Viviane Andrade Bandeira, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon
    e23825
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23825
  • Narrativas autobiográficas sobre o planejamento das aulas de educação física na Educação Infantil

    Julia dos Santos Pereira, Julia Santos de Moraes, Murilo Eduardo dos Santos Nazário
    e23868
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23868
  • Valorização da profissão docente na Educação Infantil: desafios à garantia de direitos

    Maria Luiza Rodrigues Flores, Mariane Vieira Gonçalves, Juliane Rodrigues Gonçalves
    e23870
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23870
  • Educação Infantil e Ciências da Natureza: iniciação à investigação científica

    Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Maíra Isabel Zibordi
    e23887
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23887
  • O papel da atividade física na aprendizagem motora e desenvolvimento infantil

    Vinicius da Silva Freitas, Yuri Alexander dos Santos Rôas, José Roberto Gonçalves de Abreu
    e23893
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23893
  • Memórias de infâncias brincantes na formação para a docência da Educação Infantil

    Claudia da Silva Santana
    e23845
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23845
  • O livro-brinquedo na Educação Infantil: uma vivência com a ratinha ninoca

    Evani Andreatta Amaral Camargo, Aline Patricia Campos Tolentino de Lima, Simone Mateus
    e23872
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23872
  • Docência durante a pandemia de COVID-19: aspectos metacognitivos de professoras da Educação Infantil

    Eliane Vanderlei Ferreira, Welington Francisco
    e23938
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23938
  • Ressignificando a prática pedagógica com metodologias ativas: um relato de experiência na educação infantil

    Isabel Cristina Bertan Gonçalves de Oliveira, Kellen Jacobsen Follador
    e23900
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23900
  • Desenvolvimento infantil, atividade e linguagem: implicações para a formação e as práticas pedagógicas de professores de Educação Infantil

    Ana Maria Esteves Bortolanza, Cíntia Resende Corrêa, Marisângela Nandi Veronez
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23879
  • Concepções de uma coordenadora pedagógica sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil

    Livia Maria Oliveira dos Santos Silva, Sônia Regina dos Santos Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23899

Artigos

  • A utilização dos vídeos como promotores da educação midiática e da alfabetização científica no ensino de química

    Cleber Rodrigues de Araujo Junior, Renata Cristina Nunes
    e22851
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22851
  • Revelações sobre a atividade docente no estágio supervisionado de letras inglês, na modalidade de ensino a distância

    Denilson Cícero Farias de Lima, Sandra Maria Araújo Dias
    e22866
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22866
  • A concepção arquitetônica do Centro de Educação Unificado (CEU) Butantã impulsionando processos de apropriação e práticas de inclusão social

    Ingrid Hötte Ambrogi, Lucia Helena Polleti Bettini, Rosana Maria Pires Barbato Schwartz
    e22880
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22880
  • A formação de leitores via Transposição Didática em quadrinhos: análise da obra literária “Os Miseráveis” de Victor Hugo

    Artenizia Leonel Dias, Gustavo Cunha de Araújo
    e23627
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23627
  • Algumas contribuições da fenomenologia à educação a partir da crítica à racionalidade técnica

    Saulo Machado Cunha, Antonio José de Souza, Elaine Pedreira Rabinovich
    e22843
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22843
  • Perspectivas pós-críticas na Educação Física: articulações possíveis às metodologias ativas de ensino

    Jéssica Urrutia Pereira, Angélica Teixeira da Silva Leitzke, Franciele Roos da Silva Ilha
    e22777
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22777
  • Reflexões sobre a formação continuada de professoras/es e suas interfaces com a educação sexual no cotidiano da educação infantil

    Leandro Antunes, Sonia Maria Martins de Melo
    e23175
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23175
  • Moradia estudantil e índice de desempenho acadêmico: análise quantitativa na Universidade Federal da Grande Dourados

    Renato Fabiano Cintra, Ivano Ribeiro, Benny Kramer Costa
    e22834
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22834
  • Interculturalidade e (re)existência: a Educação Escolar Indígena nas aldeias da região do Opará, em Pernambuco

    Roberto Remígio Florêncio, Carlos Alberto Batista dos Santos
    e22627
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22627
  • Experiências formativas no Estágio Curricular em Educação Física: ensino remoto emergencial

    Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Lucas Souza Silva, Antonio Germano Magalhães Junior
    e23005
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23005
  • A construção de ações educativas na prevenção do abuso sexual na infância

    Érica de Souza Paixão, Maria de Fátima Ramos de Andrade, João Clemente de Souza Neto
    e23008
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23008
  • Concepções sobre aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais de uma equipe do ensino médio e técnico

    Giovana Brito Bertolini Firmino, Carmen Lúcia Dias
    e22971
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22971
  • Alfabetização de pessoas jovens e adultas e a vocação ontológica para o ser mais: o que nos diz o pensamento de Paulo Freire

    Oséias Lima da Silva, Edinólia Lima Portela
    e23173
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23173
  • Violência contra mulheres no Brasil: salas de aulas de Educação Básica como espaço de prevenção e debate

    Ronaldo Martins Gomes, Ana Luzia Chavez Gomes, Izabel Cristina Chavez Gomes
    e22752
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22752

Resenhas

  • Encaixotando minha biblioteca: uma elegia e dez digressões, de Alberto Manguel São Paulo: Companhia das Letras, 2021, 184 p

    Hadassa Viviane Rodrigues, Márcia Fusaro
    e22496
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22496