n. 43 (2023): Fluxo contínuo

Dossiê Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

n. 43, (jan./abr. 2023)

 

 

Publicado: 23.01.2023

Editorial

  • Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.24371
    Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
    e24371

Entrevista

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"

  • A educação infantil e as condições de trabalho docente no plano municipal de educação de uma cidade do interior da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23615
    Érika da Cruz Gonçalves Noberto, Michael Daian Pacheco Ramos, Osni Oliveira Noberto da Silva
    e23615
  • Contribuições da supervisão escolar na transição das crianças da educação infantil ao ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23982
    Luciana Ramalho Santana Mandu, Lígia de Carvalho Abões Vercelli
    e23982
  • Brincar, fotografar, produzir culturas: experiências estéticas de crianças na creche

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23634
    Marta Regina Paulo da Silva, Vanilza Ramos Rodrigues Oliveira
    e23634
  • A Matemática na prática dos professores de Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23816
    Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer
    e23816
  • Prospecções do ensino de arte na Educação Infantil: currículo, políticas públicas e suas aproximações com as práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23787
    Regina Ridão Ribeiron de Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula
    e23787
  • Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23762
    Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Rodrigo Gonçalves Duarte, Ida Carneiro Martins
    e23762
  • Práticas Pedagógicas da Educação Infantil: olhares da coordenação pedagógica do município de Sobral – Ceará

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23891
    Maria Keila de Araújo Carneiro, Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento, Cecília Rosa Lacerda
    e23891
  • Violência sexual e literatura infantil: uma ferramenta pedagógica de proteção contra as violações de direitos das crianças

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23892
    Rosana Trindade de Matos, Márcio de Oliveira
    e23892
  • Diálogos sobre alfabetização e letramento no universo da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23895
    Aline Juliana Oja Persicheto, Marcia Cristina Argenti
    e23895
  • Práticas de leitura e contação de histórias: potencializando o desenvolvimento de atitudes leitoras na infância

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23904
    Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Katya Luciane de Oliveira
    e23904
  • Implicações da formação continuada em serviço promovida pela coordenação pedagógica à qualificação da prática docente na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23880
    Andreia Roncaglio Geraldo, Rita Buzzi Rausch
    e23880
  • As hortas escolares nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23825
    Viviane Andrade Bandeira, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon
    e23825
  • Narrativas autobiográficas sobre o planejamento das aulas de educação física na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23868
    Julia dos Santos Pereira, Julia Santos de Moraes, Murilo Eduardo dos Santos Nazário
    e23868
  • Valorização da profissão docente na Educação Infantil: desafios à garantia de direitos

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23870
    Maria Luiza Rodrigues Flores, Mariane Vieira Gonçalves, Juliane Rodrigues Gonçalves
    e23870
  • Educação Infantil e Ciências da Natureza: iniciação à investigação científica

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23887
    Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Maíra Isabel Zibordi
    e23887
  • O papel da atividade física na aprendizagem motora e desenvolvimento infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23893
    Vinicius da Silva Freitas, Yuri Alexander dos Santos Rôas, José Roberto Gonçalves de Abreu
    e23893
  • Memórias de infâncias brincantes na formação para a docência da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23845
    Claudia da Silva Santana
    e23845
  • O livro-brinquedo na Educação Infantil: uma vivência com a ratinha ninoca

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23872
    Evani Andreatta Amaral Camargo, Aline Patricia Campos Tolentino de Lima, Simone Mateus
    e23872
  • Docência durante a pandemia de COVID-19: aspectos metacognitivos de professoras da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23938
    Eliane Vanderlei Ferreira, Welington Francisco
    e23938
  • Ressignificando a prática pedagógica com metodologias ativas: um relato de experiência na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23900
    Isabel Cristina Bertan Gonçalves de Oliveira, Kellen Jacobsen Follador
    e23900
  • Desenvolvimento infantil, atividade e linguagem: implicações para a formação e as práticas pedagógicas de professores de Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23879
    Ana Maria Esteves Bortolanza, Cíntia Resende Corrêa, Marisângela Nandi Veronez
  • Concepções de uma coordenadora pedagógica sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23899
    Livia Maria Oliveira dos Santos Silva, Sônia Regina dos Santos Teixeira

Artigos

  • A utilização dos vídeos como promotores da educação midiática e da alfabetização científica no ensino de química

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22851
    Cleber Rodrigues de Araujo Junior, Renata Cristina Nunes
    e22851
  • Revelações sobre a atividade docente no estágio supervisionado de letras inglês, na modalidade de ensino a distância

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22866
    Denilson Cícero Farias de Lima, Sandra Maria Araújo Dias
    e22866
  • A concepção arquitetônica do Centro de Educação Unificado (CEU) Butantã impulsionando processos de apropriação e práticas de inclusão social

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22880
    Ingrid Hötte Ambrogi, Lucia Helena Polleti Bettini, Rosana Maria Pires Barbato Schwartz
    e22880
  • A formação de leitores via Transposição Didática em quadrinhos: análise da obra literária “Os Miseráveis” de Victor Hugo

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23627
    Artenizia Leonel Dias, Gustavo Cunha de Araújo
    e23627
  • Algumas contribuições da fenomenologia à educação a partir da crítica à racionalidade técnica

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22843
    Saulo Machado Cunha, Antonio José de Souza, Elaine Pedreira Rabinovich
    e22843
  • Perspectivas pós-críticas na Educação Física: articulações possíveis às metodologias ativas de ensino

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22777
    Jéssica Urrutia Pereira, Angélica Teixeira da Silva Leitzke, Franciele Roos da Silva Ilha
    e22777
  • Reflexões sobre a formação continuada de professoras/es e suas interfaces com a educação sexual no cotidiano da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23175
    Leandro Antunes, Sonia Maria Martins de Melo
    e23175
  • Moradia estudantil e índice de desempenho acadêmico: análise quantitativa na Universidade Federal da Grande Dourados

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22834
    Renato Fabiano Cintra, Ivano Ribeiro, Benny Kramer Costa
    e22834
  • Interculturalidade e (re)existência: a Educação Escolar Indígena nas aldeias da região do Opará, em Pernambuco

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22627
    Roberto Remígio Florêncio, Carlos Alberto Batista dos Santos
    e22627
  • Experiências formativas no Estágio Curricular em Educação Física: ensino remoto emergencial

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23005
    Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Lucas Souza Silva, Antonio Germano Magalhães Junior
    e23005
  • A construção de ações educativas na prevenção do abuso sexual na infância

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23008
    Érica de Souza Paixão, Maria de Fátima Ramos de Andrade, João Clemente de Souza Neto
    e23008
  • Concepções sobre aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais de uma equipe do ensino médio e técnico

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22971
    Giovana Brito Bertolini Firmino, Carmen Lúcia Dias
    e22971
  • Alfabetização de pessoas jovens e adultas e a vocação ontológica para o ser mais: o que nos diz o pensamento de Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23173
    Oséias Lima da Silva, Edinólia Lima Portela
    e23173
  • Violência contra mulheres no Brasil: salas de aulas de Educação Básica como espaço de prevenção e debate

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22752
    Ronaldo Martins Gomes, Ana Luzia Chavez Gomes, Izabel Cristina Chavez Gomes
    e22752

Resenhas

  • Encaixotando minha biblioteca: uma elegia e dez digressões, de Alberto Manguel São Paulo: Companhia das Letras, 2021, 184 p

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22496
    Hadassa Viviane Rodrigues, Márcia Fusaro
    e22496